quinta-feira, outubro 04, 2012

Morreu Sofia Chumachenko


A ex-primeira-dama da Ucrânia, Kateryna Yushchenko, informa na sua página do Facebook sobre a morte da mãe, Sofia Chumachenko.

Sofia Chimachenko nasceu em 1926 na aldeia de Litky na província de Kyiv. Aos 6 anos quase morreu durante Holodomor. Aos 15 anos foi levada pelos nazis aos trabalhos forçados na Alemanha, trabalhou numa quinta agrícola na Baviera.

Na Alemanha conheceu o seu marido, também ele um trabalhador forçado, levado da Ucrânia Oriental. Aos 19 anos nasceu a sua primeira filha, Lídia. Durante oito anos a família viveu na Alemanha Federal, onde pai tratava a tuberculose aguda. Mais tarde se mudaram para os EUA, Sofia trabalhava como lavadeira.

Os pais sempre sonhavam que um dia iriam ver a Ucrânia independente, eram ativos na comunidade ucraniana. Quando o pai morreu, segundo o seu testamento foi sepultado em Kyiv. Os país tinham 3 netas e 2 netos, que têm agora entre 8 à 46 anos.

Kateryna Yushchenko recorda a mãe como uma pessoa feliz que amava a vida, gostava de receber as visitas, adorava danças e cantos ucranianos, passeava à pé e de bicicleta, lia, cuidava do quintal e da horta. Amava a sua família, o marido, Ucrânia, netos e os amigos.

Nos últimos anos da sua vida Sofia Chumachenko viveu com a filha na Ucrânia.

Ler mais & pagar o tributo

Sem comentários: