sexta-feira, outubro 12, 2012

Lenine como hidra revolucionária


A “hidra de contrarrevolução” foi o termo amplamente usado pelos bolcheviques, desde 1919, para descrever os seus adversários políticos reais ou imaginários. A propaganda comunista cunhou os termos “hidra rastejante de contrarrevolução”, “hidra mentirosa da contrarrevolução”, “hidra emigrante de contrarrevolução”, por analogia à Hidra de Lerna, discriminando quer os grupos sociais inteiros, quer os indivíduos.

Na maior ironia histórica, neste ano, no centro da capital romena – Bucareste, um monumento do Lenine foi renovado em forma de hidra. O corpo do monumento é original, mas do seu pescoço surgem hastes das flores ou pescoços das serpentes. Por traz do monumento se localiza o edifício gigantesco da “Casa da Imprensa Livre”, onde se situava o jornal oficial do partido comunista romeno Scînteia (“Centelha”). Hoje o edifício abriga os escritórios de aluguer.

O autor do monumento original, o escultor romeno Costin Ionita chamou a obra de “Hidra”. Ao seu ver, o objetivo do trabalho é mostrar a falta do interesse dos cidadãos pelos políticos.

O Lenine romeno, erguido em 1960, copiava o monumento semelhante situado em frente da Universidade de Moscovo. Em 1990, após a queda da ditadura do Nicolae Ceauşescu, o monumento foi retirado do local e o seu pedestal ficou vazio por 22 anos.

Lembramos que em 2011 na capital búlgara, Sófia, os artistas desconhecidos coloriram o monumento dos soldados soviéticos, transformando os militares cinzentos em personagens simpáticas da mitologia ocidental do universo BD. Na cidade de Kyiv, uma das avenidas principais continua ter a presença do monumento do Lenine, a figura sinistra que nunca visitou Ucrânia, mas que teve a responsabilidade ideológica pela perda da independência ucraniana em 1919.  

Fontes:

Bónus

No dia 25 de dezembro de 1989, o Tribunal Militar Extraordinário condenou à morte o líder do PC romena e presidente da Romênia Nicolae Ceauşescu e a 1ª vice-primeira-ministra do país Elena Ceaușescu. O ditador e a sua esposa foram fuzilados, o momento do fuzilamento não foi capturado para a história pois o operador da câmara não consegui acompanhar a rapidez com que agiu a unidade formada pelos paraquedistas voluntários…

Ver o vídeo que deveria ser estudado e assimilado por todos os demais ditadores que continuam por enquanto agarrados ao poder:

2 comentários:

Anónimo disse...

Vc poderia falar mais sobre o Svoboda, vc apóia o partido? Não é necessário fazer campanha por ele? É a melhor forma dos nacionalistas ucranianos conseguirem força política.

Jest nas Wielu disse...

Dado que o blogue é lido em 98% fora da Ucrânia não faz sentido fazer a campanha política aqui. O partido claramente se torna mais europeu, mais civilizado, uma verdadeira direita parlamentar, necessária ao qualquer país europeu (partido costuma ser acusado das coisas que não faz ou das opiniões que não emite, coisas do costume):
http://en.wikipedia.org/wiki/All-Ukrainian_Union_%22Svoboda%22