sexta-feira, setembro 14, 2012

Ucranianos como “estrangeiros inimigos” no Canada

Em outubro de 1914, o governo do Canada fortaleceu as políticas do registro de “estrangeiros inimigos”, abrangendo, entre 1914 e 1920, os 8.579 homens, mulheres e crianças. Esse número incluiu 5.954 “austro-húngaros”, a maioria dos quais eram ucranianos étnicos. 

Durante a I Guerra Mundial dezenas de milhares dos imigrantes do Leste Europeu foram classificados no Canada como “estrangeiros inimigos”, detidos e presos em mais de 20 campos de detenção. Um dos primeiros centros de detenções para o efeito foi inaugurado na cidade de Montreal em 13 agosto de 1914. 

Lubomyr Luciuk, o líder da Associação Ucraniano-Canadenses das Liberdades Civis (UCLLA), estima, que dos aproximadamente 8.500 “inimigos estrangeiros”, que passaram pelo Montreal, cerca de 5.000 eram ucranianos (fonte). 

Do número total dos detidos, 109 morreram de várias doenças e lesões sofridas no acampamento, seis foram mortos enquanto tentavam escapar, e alguns – de acordo com o relatório do General Sir William Otte – ficaram insanos ou cometeram o suicídio em resultado de seu confinamento (ler mais).

Para recordar essa página triste da história canadense, os ucranianos do Canada escolheram a data de 28 de outubro como o Dia Nacional de Memória Solene do Internamento (ler mais). 

Ler mais sobre as operações de detenções e internações dos ucranianos no Canada: https://www.uccla.ca/ukrainian-canadian-interment

Sem comentários: