sexta-feira, agosto 17, 2012

Minoria étnica da primeira


O seu recente lobby da Lei № 9073, que equipara as línguas regionais ao estatuto da língua ucraniana, o Partido das Regiões justificava pela preocupação com os direitos sócio – linguísticos das minorias étnicas que vivem na Ucrânia.

No entanto, após a promulgação da nova lei pelo presidente do país no passado dia 8 de agosto, o vice-chefe da bancada parlamentar do Partido das Regiões, Mykhaylo Chechetov, disse que apenas as línguas ucraniana e russa precisam de ter um estatuto especial na Ucrânia.

46 milhões de pessoas compreendem as duas línguas: russa e ucraniana. Não a língua búlgara, não a língua húngara, não a língua romena, não a língua judaica, iídiche ou hebreu, eu nem sei como são. Estas línguas são compreendidas por um punhado de pessoas. Nos falamos sobre duas línguas, que são compreendidas por todo o povo”, disse deputado na entrevista à Rádio Liberdade.

Fonte:

Bónus

Um dos deputados da Assembleia regional na Crimeia avisou os seus colegas que à partir da próxima seção legislativa fará todas as suas intervenções em língua dos tártaros da Crimeia. Pois não aceita a ideia que haja na Ucrânia as minorias étnicas da primeira e as restantes…

Sem comentários: