quinta-feira, agosto 30, 2012

Ga(s)tos da campanha eleitoral


As eleições legislativas ucranianas prometem um outono quente e uma campanha eleitoral bastante gastadora para a maioria das forças político – partidárias.

Na primeira metade de julho de 2012 o Partido das Regiões gastou para a propaganda política outdoor cerca de 1 milhão de USD (8 milões de UAH), o Partido Comunista (que promete devolver o país ao povo) gastou 6 milões de UAH, Viktor Medvedchuk (milionário visto como Bidzina Ivanishvili ucraniano) – 5 milhões de UAH, informação avançada pela Doors Consulting, que se baseia no seu próprio monitoramento da situação.

Segundo a mesma empresa, o partido “Ucrânia para Frente” (o mesmo que “contratou” o ex-futebolista Andriy Shevchenko), gastou 2,5 milhões de UAH e o partido UDAR do pugilista Vitali Klitschko se ficou pelas 1,25 milões de UAH.

Durante o monitoramento, Doors Consulting, contabilizou não menos que 3000 billboards do Partido das Regiões, cerca de 2500 dos comunistas, 1170 da “Ucrânia para Frente”, 2000 do Medvedchuk, 707 da Oposição Unida e apenas 81 do UDAR, que começou a campanha só no dia 15 de julho.

Acredita-se que a publicidade televisiva custa aos partidos cerca de triplo daquilo que as mesmas forças gastam em outdoor. O custo dos diversos tipos da publicidade oculta não está contabilizado nestas contas.

Fonte:
http://tyzhden.ua/News/57945

Sem comentários: