quinta-feira, junho 14, 2012

Poloneses e ucranianos em duelo no Brasil


Evento de confraternização tem comida e roupa típicas, hinos dos países e até futebol – muito longe do apresentado nos gramados europeus, claro.
por: Fernando Freire (Curitiba)
A Eurocopa é o foco das atenções de quase todo mundo desde sexta-feira e até o dia 1° de julho. O evento, sediado na Ucrânia e na Polônia, reúne as 16 principais seleções europeias e craques como o Cristiano Ronaldo, Robben, Schweinsteiger e muitos outros. A cerca de 10 mil quilômetros dos países que recebem o torneio, descendentes fazem uma – improvável e genérica – final em Curitiba. Para comemorar a disputa da Euro e confraternizar, ucranianos e poloneses realizaram um amistoso no Estádio do Trieste, em Curitiba-PR, na manhã de sábado.
O evento teve comida e roupa típicas, hinos dos países e até futebol – muito longe do apresentado nos gramados europeus, claro. Antes da partida, a consulesa da Ucrânia em Curitiba, Larissa Mironenko, e o cônsul da Polônia, Marek Makowski, fizeram breve discurso e exaltaram a reunião. Depois, corais de descendentes cantaram o hino da Ucrânia, da Polônia e, por fim, do Brasil. A mistura cultural ficou evidente no grito de guerra do time vermelho, meio polonês, meio brasileiro.
Ler mais:
Ver as fotografias do EVENTO

Sem comentários: