quinta-feira, junho 07, 2012

“O presidente polaco foi assassinado na Rússia?”. Euro-2012


Associação polaca Solidarni 2010 publicou no seu portal diverso material “para baixar, imprimir e distribuir” durante o próximo Campeonato Europeu de futebol. Sob o slogan “Conta verdade à Europa” foram preparados cartazes, panfletos, banners, autocolantes e símbolos. Na maioria deles aparecem as palavras da ordem ligadas à tragédia de Smolensk. Por exemplo: “O presidente polaco foi assassinado na Rússia”, “Você acredita em Putin – o agente do KGB?”, entre outros.

por: Grzegorz Krawczyk, Wiadomosci.onet.pl

“Solidarni 2010” é um movimento social suprapartidário que “dentro da lei, através da criação de iniciativas sociais, da organização de protestos, da recolha de assinaturas, da realização de campanhas de informação, organização de piquetes e manifestações, pretende exercer a pressão social sobre as instituições do Estado e os meios de comunicação social”. Na sua página da Internet, Associação apela à coparticipação no movimento que tem por objetivo ajudar a sociedade civil controlar o poder.

A presidente da Associação é uma documentalista, Ewa Stankiewicz, que dirigiu o filme “Solidarni 2010”. Ela iniciou o movimento que algumas semanas após o desastre em Smolensk, organizou os protestos em frente do Palácio Presidencial, e mensalmente, dia 10 de cada mês, para recordar a catástrofe. Os membros do movimento até agora acreditam que o desastre foi o resultado de um atentado.

Por ocasião do Euro 2012, a Associação preparou diversos materiais, principalmente em inglês, levantando questões sobre o desastre de Smolensk na Rússia. Em um dos folhetos com a foto dos destroços do avião presidencial Tu-154M pode ser lido: “Por que os russos destruíram os destroços do avião, a prova mais importante na investigação do acidente em Smolensk? O presidente polaco foi assassinado na Rússia?” No outro, com a foto de Vladimir Putin, está escrito: “Você acredita em Putin – o agente do KGB? Os polacos estão exigindo uma investigação internacional sobre a causa do acidente em Smolensk. Ajuda-nos?” Ambos possuem uma nota no rodapé: “Sem a verdade de Smolensk – nenhum divertimento no Euro-2012”.


Além disso, a Associação também preparou uma série de banners, com as letras vermelhas sobre um fundo branco. Em diferentes idiomas está escrito neles sobre a destruição dos destroços e sobre a investigação internacional, com as palavras que o presidente polaco foi assassinado na Rússia, no dia 10 de Abril de 2010.

Uma série separada de folhetos e autocolantes é dedicada ao presidente russo Vladimir Putin e à crítica da “política imperial da Rússia”. Em diversas imagens se pode ver a figura do Putin a chutar os povos do Leste Europeu.

Fonte:

3 comentários:

europeísta disse...

olhe, meu amigo, vc pode dizer que sou um desses adeptos da teoria da conspiração.. mas mesmo não sendo um adepto daquele presidente polonês, nada me convence de que aquele acidente de avião foi planejado e armado. Pra mim, aquilo foi um assassinato. Todos os opositores de Putin morrem misteriosamente. Pq será?

Anónimo disse...

Por favor, envie esse texto ao Blog da Rússia.

Jest nas Wielu disse...

A URSS negou o seu envolvimento no assassinato do Trotsky (e condecorou em segredo o assassino), negou a organização do assassinato do Stepan Bandera em 1959 e admitiu isso em 1991. Vamos ver daqui à 50 anos...

Amigo anônimo, já mandei o artigo, agora estou a espera a publicação, pode mandar também pedindo que artigo seja publicado.