quarta-feira, junho 20, 2012

Atamane Zeleniy: vida do insurgente ucraniano


Atamane Zeleniy sentado no meio
Uma das lendas familiares dos meus antepassados reza, que uma vez, algures nos anos 1920, os homens do atamane Zeleniy, foram procurar o meu bisavô, apoiante ativo do poder soviético na Ucrânia. Desde ai, sempre imaginava o chefe Zeleniy como um velho corpulento, um pouco à imagem dos coronéis cossacos, vindos do “Taras Bulba” do Mykola Gogol.

O socialista – revolucionário ucraniano, Danylo Terpylo, mais conhecido como atamane Zeleniy, que deu a vida pela Ucrânia morrendo em combate aos 33 anos era tudo menos um coronel corpulento…

Nasceu em 1886 na aldeia de Trypillia (a mesma que deu o nome à cultura Cucuteni-Trypillia), na província de Kyiv, terminou a escola paroquial, estudou na escola dos alferes de Zhytomyr. Durante a revolução russa de 1905 – 1907 tornou-se o membro de um grupo socialista-revolucionário, que encabeçou em 1906. Pela primeira vez foi detido pela polícia czarista em 1907, em 1908 é novamente detido e deportado para a Rússia. Participa na I G.M.

Em 1917 volta para Ucrânia, onde reconhece o governo ucraniano da Rada Central. Já em 1918 não reconhece o pró-germânico Hetman Pavlo Skoropadskyi. A sua unidade insurgente conta com cerca de 4000 camponeses armados. Em novembro de 1918 reconhece a Diretória da República Popular da Ucrânia, cria 1ª Divisão Insurgente de Dnipró, que juntamente com as forças do Symon Petliura e os Atiradores de Sich em dezembro de 1918 tomam a cidade de Kyiv.  

Em janeiro de 1919 colabora com o exército vermelho, formando a 1ª Divisão Soviética de Kyiv. A agressão da Rússia bolchevique contra Ucrânia e as sangrentas repressões chauvinistas em Kyiv, quando os cidadãos eram fuzilados pelo uso da língua ou as roupas ucranianas, fizeram Zeleniy mudar de opinião. Em abril de 1919 ele inicia a revolta anti – bolchevique, estes, por sua vez o anunciam fora da lei.

Danylo Terpylo adere ao Comité Revolucionário clandestino, que dizia no seu manifesto “Aos camponeses e operários da Ucrânia”: “Nós exigimos: Ucrânia deve ser independente…” As unidades do Zeleniy recebem o nome da “1ª Divisão de Kyiv”; juntamente com a “2ª Divisão Insurgente de Kyiv” (atamane Marko Shliakhoviy), eles formam o “1° Regimento Insurgente”, comandado pelo Zeleniy, controlando no verão de 1919 toda a margem direita da província de Kyiv.

Em maio de 1919 o Exército Vermelho lançou a ofensiva conjunta contra os insurgentes do Zeleniy, contando com cerca de 21.000 homens e a flotilha naval do rio Dnipro. Atamane Zeleniy retirou-se, passando para a margem esquerda do rio Dnipro. Zeleniy combatia os bolcheviques em todo o território da província de Kyiv, mas também nas províncias de Chernihiv, Poltava e Podilya.

Na cidade de Pereyaslav, em um ambiente solene, na presença da população e do seu exército, Danylo Terpylo denunciou o acordo de Pereyaslav, que em 1654 uniu Ucrânia à Moscóvia. Naquele momento ele tinha sob o seu comando cerca de 30.000 homens. Em setembro de 1919 ele novamente reconhecia o governo ucraniano da Diretória, encabeçado pelo Symon Patliura.

Todo o outono de 1919 atamane Zeleniy combate as tropas monárquicas russas, comandadas pelo general Denikin, conhecido pela sua xenofobia e chauvinismo anti ucraniano. No dia 11 de outubro de 1919, as suas tropas libertam Kyiv, desalojando os monárquicos russos. No mesmo mês, atamane Zeleniy foi gravemente ferido em combate contra as tropas do Denikin e morre no caminho da sua aldeia natal. Foi sepultado em Trypilya, a sua campa original não ficou preservada.

Em 2008 o historiador ucraniano Roman Koval publicou o livro “Atamane Zeleniy”, que em 2011 teve a segunda edição aumentada e corrigida.

O livro conta com as memórias dos moradores da aldeia de Trypilya, reunidas nos anos 1980 pelo historiador Mykhaylo Karasiov, todos dados sob anonimato, pois mesmo naquela época aos ucranianos parecia perigoso falar sobre atamane. O livro também conta com duas entrevistas inéditas do Zeleniy, que ele deu em 1919, encontradas pelo Kostianyn Zavalnyuk.

Os companheiros recordavam atamane Zeleniy como a pessoa “extremamente forte espiritualmente”, que tinha “amor esclarecido pela vida, sempre ativo, sempre preparado”. Atamane Marko Shliakhoviy, que após o fracasso do levantamento na região de Vasylkiv caiu no desespero, ficou fortalecido “apenas olhando [para Zeleniy], pois viu que nos seus olhos vivia a esperança absoluta de algo bom” e era isso que ele precisava. Atamane Zeleniy combatia com o sorriso, transmitindo à confiança aos seus combatentes mesmo nas situações de maior perigo.

O coronel do exército da UNR, Vsevold Petriv, recorda que a disciplina da Divisão de Dnipro era exemplar: “— Eu via estas bem-dispostas e ameaçadoras massas… via a Divisão de Dnipro, formado sem um único oficial de carreira, mas tão disciplinada como os Atiradores de Sich…”    

Ler o livro on-line:

Sem comentários: