terça-feira, maio 08, 2012

Libertação vs ocupação


Para nos o dia 8 de maio é o Dia da Vitória, o dia 9 de maio é o primeiro dia da ocupação”, disse recentemente um político lituano.

A frase que pode parecer incompreensível para um leitor ocidental, realmente espelha o sentimento dos europeus do Leste, para quem o fim da II G.M. significou a simples troca dos regimes de ocupação.

O blogueiro ucraniano Іhor Кalinichenko recorda o seguinte:

“Na aldeia onde vive a minha avó (aldeia de Lubytske, província de Zaporizhia), durante a fome artificial de 1946-1947 morreu mais gente, do que durante a “grande guerra patriótica”. Entre os que morreram, está o meu bisavô, veterano da guerra e membro do partido comunista.

Quando em 1943 o exército vermelho “libertou” a aldeia, os bolcheviques expulsaram a família da minha avó de casa, transformando-a em armazém de trigo.

O primeiro marido da tia da minha mãe, logo após a guerra foi preso por um longo período de tempo porquê recolheu algumas espigas de trigo no campo de kolkhoze (Lei das três espigas).

Essa foi a nossa “libertação”...  

2 comentários:

Europeísta disse...

Essa tentativa de afirma que o Oeste da Ucrânia não apoiou a campanha alemã no Leste é evidentemente um exagero. Veja, os ucranianos são, em sua grande maioria, um povo indo-europeu e ariano como os alemães tb o são, embora acha significativa minoria tártara na Criméia e no Leste. Já a Rússia é um país mestiço de turco, mongol, tártaro e um pouco de eslavos tb. Os tipo humanos são diferentes, seria natural então que os ucranianos busacassem afinidade com os alemães.

Agora vamos fazer as considerações políticas tb! O regime soviético- estalinista ainda chegava a ser pior que o nacional-socialista, nao me supreende aqueles povos da antiga URSS tenham visto os alemães como libertadores.

Jest nas Wielu disse...

Os ucranianos não entram na discussão “Auschwitz vs GULAG”, ambos regimes totalitários nunca eram os nossos amigos.