quinta-feira, maio 24, 2012

Contra a divisão linguística da Ucrânia


O Parlamento ucraniano (Verkhovna Rada) se encontra cercada pelos cidadãos que protestam contra o projeto-lei “Sobre os alicerces da política linguística estatal”, que pretende dar à língua russa o estatuto da segunda língua oficial da Ucrânia.

Os participantes do comício enviaram ao presidente Yanukovych uma delegação com a seguinte declaração (o blogueiro Mykola Malukha escreve que as pessoas decidiram não arredar o pé do parlamento, pernoitando nas suas portas):  

Viemos cá em nome dos cidadãos da Ucrânia que neste momento estão fazer aquilo que deveria fazer a V. Excelência e os membros do Seu partido defender a unidade e estabilidade do país. Exortamos a V. Excelência influenciar imediatamente a maioria parlamentar por si controlada, retirando da ordem do dia o projeto-lei divisionista”.

Apesar do que os cidadãos avisaram a Municipalidade de Kyiv sobre a sua intensão de visitar o presidente, a polícia os impede de aproximar à Presidência da República, agarra as pessoas pelas mãos, arranca os seus pertences. Os agentes da polícia não se identificam, como manda a lei, escreve Maidan.org.ua

Dentro do plenário, os deputados da oposição bloqueiam a tribuna para não permitir a votação da lei, que definitivamente irá prejudicar o desenvolvimento da língua ucraniana na Ucrânia.

O Historiador Volodymyr Viatrovych escreve no seu perfil na rede social FB, que a seção plenária foi  abruptamente fechada apenas dois minutos antes da votação, assim o projeto-lei não foi votado e houve a luta corporal entre os deputados. Os deputados do Partido das Regiões se portaram como autênticos criminosos (existem a informação do que eles introduziram no Parlamento os seus "soldados"), partiram a cabeça do general Mykola Petruk, deputado do Bloco Yulia Tymoshenko, usando alguma coisa metálica, provavelmente um punho-inglês ou um molho de chaves.
Foto@ Victor Ukolov

Ambulância na entrada do Parlamento

2 comentários:

Europeísta disse...

Meu caro, a soluçao para isso é os ucranianos do Oeste se unirem num partido nacional parecido com a Lega Nord na Itália e exigirem autonomia do governo central.

Jest nas Wielu disse...

Estes filhos da put@ vão provocar o nosso bom povo até o momento quando as pessoas vão levar as forquilhas e correr com eles até as fronteiras ucranianas...