terça-feira, abril 10, 2012

Quem tem medo do povo ucraniano?


No passado dia 4 de Abril, o Tribunal Constitucional da Ucrânia anulou o direito dos emigrantes ucranianos de votarem nas eleições legislativas de Outubro de 2012, considerando este direito como “anticonstitucional”. As 35 organizações da Diáspora ucraniana da Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Alemanha, Republica Checa e os EUA contestam essa decisão.

Na sua Declaração conjunta as organizações consideram a decisão do Tribunal Constitucional como: “mais uma tentativa do poder atual de retirar aos ucranianos os seus direitos constitucionais, nomeadamente o direito eleitoral e como tal, impossibilitar a sua contribuição para tornar Ucrânia mais democrática”.

A Diáspora ucraniana exige ao Presidente e ao Parlamento a restituição da norma anterior e promete lutar pelos seus direitos constitucionais através dos contactos com as instituições internacionais e as manifestações de protesto, além de ponderar a possibilidade de não reconhecimento da legitimidade das futuras eleições legislativas.


Antecipando a reação da Diáspora, a Embaixada da Ucrânia em Lisboa "se preparou" para a contestação popular. Ou seja, se escondeu dos concidadãos atrás do recém – construído murro, com cerca de 2,5 m de altura. Interpretando, talvez, desta maneira, o slogan recente do presidente ucraniano: “Escutarei à todos!”
Embaixada ucraniana: vista atual
Embaixada ucraniana: ainda sem murro

1 comentário:

Europeísta disse...

Enquanto o povo ucraniano está pobre veja com que gasta o dinheiro público o presidente ucraniano:

http://noticiasdaucrania.blogspot.com.br/2012/03/leitores-o-presidente-mafioso-e.html
http://noticiasdaucrania.blogspot.com.br/2012/02/modestia-de-um-presidente.html