sexta-feira, abril 27, 2012

Explosões na Ucrânia: 27 feridos


Promotores do país acreditam na possibilidade de ter sido um ataque terrorista (a oposição teme o início da repressão e anulação das eleições).

Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas numa série de quatro explosões que atingiram nesta sexta-feira (27 de abril) o centro da cidade de Dnipropetrovsk, no leste da Ucrânia, informaram autoridades locais. Promotores acreditam na possibilidade de um ataque terrorista.

A primeira explosão ocorreu numa parada de bonde (elétrico), ferindo 13 pessoas, segundo a porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais, Yulia Yershova. A segunda foi perto de uma escola, deixando 11 feridos, entre os quais nove crianças, e a terceira feriu outras três pessoas nas proximidades de uma estação ferroviária.

Uma quarta explosão foi ouvida, mas não há relatos de feridos. As informações são da Associated Press, escreve Gazeta do povo.com.br

Blogueiro

Na Ucrânia os cidadãos esclarecidos e a oposição temem o início da repressão em massa, possibilidade de anulação das eleições e outras medidas totalitárias, ligados ao crescente isolamento da Ucrânia, após o caso provado do espancamento da ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko.

O deputado da assembleia provincial de Kharkiv, Arsen Avakov (no exílio na UE), compara no seu blogue as explosões em Dnipropetrovsk com o incêndio do Reichstag, organizado pelos nazis em 1933.

O partido da oposição VO Svoboda informa que a polícia de Dnipropetrovsk já começou as inquerições, para já informais, sobre o paradeiro dos deputados da sua formação, residentes na cidade.

O blogueiro Evgeny Gendin escreve que Na cidade não se vê o pânico, as crianças foram levadas pelos pais das escolas e dos jardins-de-infância, novamente funcionam as redes móveis, circulam os elétricos. Algumas avenidas estão cortadas ao trânsito pelas pessoas armadas e blindados. Há muitos carros do serviço de minas e armadilhasJornalistas e forças de segurança não sabem o que aconteceu. Começaram circular os rumores mais exóticos sobre a vingança da elite “judaica” ao clã de Donetsk, se fala sobre a possibilidade de anulação das eleições e a situação péssima em que está o poder nas vésperas do Euro – 2012. Com muita segurança se sabe sobre 6 explosões, existe a informação não confirmada sobre a promessa (dos executantes) de efetuar 9 explosões, até agora ninguém foi detido. Ninguém morreu até agora”.

Na conferência de imprensa extraordinária, o representante do serviço secreto da Ucrânia (SBU), desmentiu o facto da detenção das pessoas em conexão com as explosões, se recusando a especular sobre os possíveis autores das mesmas.

Arquimandrita Nikanor que vive na cidade escreve que testemunhou as movimentações dos militares ANTES das explosões: “Ontem (26.04), cerca das 19h00, vi uma coluna de 6 blindados ligeiros (BTR), acompanhada pelos dois carros da polícia... Hoje de manha, vi cerca de 5-6 autocarros da polícia de choque acompanhados pelos carros de polícia com as luzes de emergência ligadas... Pergunta, será que é uma coincidência? Ou talvez essa situação leva a pensar em porquê aparecem os blindados e as pessoas fardadas e acontecem as explosões??? A me isso parece como um atentado planeado!!!!

Ver vídeo:

Ver fotografias:

Sem comentários: