sexta-feira, abril 20, 2012

Aliaa Magda Elmahdy e a nova revolução egípcia

A jovem e simpática blogueira egípcia, Aliaa Magda Elmahdy escandalizou o país quando publicou no seu blogue chamado Notas Amolecidas as fotografias suas desnudas, hoje conhecidas um pouco por todo o mundo árabe.

Aliaa chama a si própria “laica, liberal, feminista, vegetariana, individualista e egípcia”. A blogueira qualifica a sua ação como o “grito de desespero”, um protesto contra “sociedade da violência, racismo, sexismo, perseguição sexual e hipocrisia”.  

No seu manifesto libertário, ela afirma: “Coloquem em julgamento os modelos artísticos que posaram nus para as escolas de arte até os anos 1970, escondem os livros da arte e destruam as estátuas nuas de antiguidade, depois se despem e fiquem diante dos espelhos e queimem os seus corpos que vocês desprezam para livrar-se para sempre dos seus complexos sexuais antes de direcionar a sua humilhação e o seu chauvinismo, e se atrevem a tentar negar-me a minha liberdade de expressão”.

Hoje o seu blogue é bloqueado nos diversos países de Golfo, Aliaa recebe constantemente os insultos, injúrias e ameaças de morte e da violação do tipo: “você é uma put@, que Alla destrua você”, etc.

Além disso, Aliaa e o seu namorado Kareem Ameer, mantêm um outro blogue, Echoing Screams, onde defendem as liberdades e direitos cívicos das mulheres, publicam as histórias sobre a luta contra as “vestes islâmicas”, tentam alargar os horizontes das liberdades individuais no Egipto e no mundo islâmico.

Pois este mesmo islamismo vive na mais profunda dualidade dos critérios e desonestidade intelectual, tal como repara Aliaa numa das suas postagens, “se você andar com o seu namorado e o abraçar ou beijar, eles (fundamentalistas) vão vós parar, mas se um grupo de homens está persegui-la sexualmente, eles não irão fazer absolutamente nada”.

Seguir Aliaa Magda Elmahdy no Facebook.

Sem comentários: