quinta-feira, março 15, 2012

Ucraniano para iniciantes publicado em Nova Iorque



A editora nova – iorquina Hippocrene Books, acaba de publicar o livro didáctico «Beginner's Ukrainian with Interactive Online Workbook» (ISBN 9780781812689, 448 páginas, preço 35 USD). 

O livro, da autoria do Professor da Universidade de Columbia, Dr. Yuri Shevchuk, se destina não apenas aos estudantes universitários, mas à todas as pessoas que desejam de aprender a língua ucraniana. 

Dr. Shevchuk, formado em filologia germânica na Universidade Nacional de Kyiv “Taras Shavechenko”, vê a necessidade de ter este livro no crescente interesse em Ucrânia e em língua ucraniana, que se manifesta ao nível mundial. 

O livro usa o método de aprendizagem bastante inovador, em vez de se centrar apenas na gramática, “Ucraniano para os iniciantes” dedica muita atenção à prática oral, pronúncia e acentuação correctos.  

Cerca de 90% de todos os exercícios usam a interactividade e apelam à interacção oral activa entre os estudantes no grupo, ou entre o estudante e o seu parceiro virtual. Pela primeira vez um livro didáctico ucraniano possui a página interactiva na Internet. A página tem vários exercícios que podem ser ouvidos e usados para interacção com o parceiro virtual, oferecendo a possibilidade de escolher entre duas opções: a língua ucraniana literária padrão e a sua variante regional da Ucrânia Ocidental.   

“Ucraniano para os iniciantes” esta bem ilustrado e é dividido em 15 lições, onde três primeiros ensinam o alfabeto ucraniano, regras da leitura, escrita e a pronúncia correcta. Os restantes doze lições estudantes aprendem a língua conversando sobre os temas principais da vida quotidiana: família, alimentação, comércio, transporte, viagens, tempos livres e hobbies, saúde, estudos, entre outros. Assim brincando, aprendem as bases da gramática ucraniana – (casos gramaticais, formas verbais, graus de comparação dos adjectivos e advérbios, etc.). 

Embora o livro é pensado para os iniciantes, o seu formato de níveis múltiplos e a base de apoio o tornam extremamente cómodo para qualquer pessoa que quer aprender ou melhorar o seu ucraniano, quer em gramática, quer em oralidade.  

Fonte:
Ukrayinska dlya pochatkivciv

Visitar a página interactiva do livro:
http://www.hippocrenebooks.com/beginnersukrainian/index.html

Sem comentários: