segunda-feira, março 12, 2012

Morreu o presidente da Ucrânia no exílio


No dia 10 de Março morreu o Presidente da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN-M), Mykola Plavyuk, o último presidente da República Popular da Ucrânia (UNR) no exílio, que em 1992 passou o acto de sucessão ao primeiro presidente da Ucrânia independente, Leonid Kravchuk.

Mykola Plavyuk nasceu em 1925 na região dos Cárpatos. Ainda na escola aderiu à Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN). Desde 1946 está no exílio, primeiro na Alemanha, em seguida, no Canadá.

A partir de 1979 é Presidente da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN-M). Em 1988, o Centro Estatal da República Popular da Ucrânia, o governo legítimo continuador da República no exílio, o elegeu como o quinto presidente da UNR no exílio.

Em Março de 1992, pela iniciativa Plavyuk, o governo da UNR decidiu encerrar o funcionamento da instituição na imigração e transferir os seus poderes ao governo da Ucrânia independente.

Em Agosto de 1992, Mykola Plavyuk participou na sessão de inauguração do Parlamento (Verkhovna Rada) da Ucrânia, durante qual decorreu a cerimónia que proclamou a República da Ucrânia como a sucessora legítima da República Popular da Ucrânia.

Fonte:

Sem comentários: