terça-feira, março 13, 2012

II Simpósio Internacional de Estudos Eslavos no Brasil

De 14 a 17 de Março, o II Simpósio Internacional de Estudos Eslavos, promovido pelo NEES acontece no campus de Irati (Brasil)

O NEES (Núcleo de Estudos Eslavos da Unicentro), em parceria com o Mestrado em História, promove entre os dias 14 e 17 de Março o II Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. O evento terá a participação de dois professores vindos da Ucrânia, um polaco e diversos profissionais do sul do Brasil. 

Diversos acontecimentos fazem parte da programação. Haverá duas mesas redondas com os temas "Eslavicidade: A construção das identidades eslavas" e "Pesquisa em comunidades eslavas", ambas com pesquisadores internacionais. O fotógrafo João Urban ministra o minicurso intitulado "Retratos de uma cultura". A professora da Unicentro e doutoranda pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Márcia Cristina Cebulski, abordará também em minicurso o tema "As influências de Jerzy Grotowski e Tadeusz Kantor nas artes cênicas em países eslavos". O cineasta Guto Pasko exibirá seu filme "Made in Ucrânia", que será tema de discussão entre convidados e público. 

Na noite de sexta-feira (16), acontece a "Noite Eslava", que reunirá grupos folclóricos de Irati, Mallet e Prudentópolis, entre outros municípios, em apresentações gratuitas que acontecerão ao ar livre, em palco montado em frente à Casa da Cultura, na rua XV de Julho, em Irati. 

O projecto é apoiado pelos grupos de pesquisa: Estudos em História Cultural, Laboratório dos povos eslavos e faxinalenses (LAPEF), Núcleo de estudos étnicoraciais (NEER) e Língua, Literatura e História Ucraniana, com o objectivo de promover um espaço para a discussão e divulgação do conhecimento científico em estudos eslavos.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.unicentro.br/estudoseslavos. Para ouvintes elas custam R$ 15,00 e para apresentadores, na modalidade de banner ou artigo académico, custam R$ 25,00. Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou pelos telefones +55 42 3421-3129 / + 55 42 3421-3022.

Fonte:

Sem comentários: