quarta-feira, janeiro 11, 2012

Vítima do Holodomor apoia África


A comunidade ucraniana do Canadá recolheu 110.000 dólares entregues à UNICEF, destinados aos somalis vítimas da fome que assola o seu país. Um dos participantes da acção é Stepan Horlach, sobrevivente do Holodomor ucraniano de 1932 – 1933.
Em 1932—1933 na Ucrânia, no celeiro da Europa, cada hora morriam até mil pessoas. O poder soviético, com a intenção, exterminava os territórios ucranianos com a fome, fechou as fronteiras e isolou as regiões etnicamente ucranianas no Kuban. Em resultado, os ucranianos que morrendo da fome pretendiam procurar os alimentos nos territórios vizinhos, não conseguiam evitar a morte. Milhões morreram na campanha do Holodomor, artificialmente fabricada no país dos sovietes”, — explicou Horlach.
Ucraniano, ele próprio sobrevivente do Holodomor, exortou as pessoas apoiar as vítimas da fome na Somália, pois “é uma vergonha ver as pessoas a morrerem de fome, quando nós temos mais do que necessitamos”.
O presidente da UNICEF – Canadá, David Morley explicou que hoje a sua organização apoia os 1.200.000 somalis com alimentos, água potável e medicamentos. A ajuda também será necessária em 2012, por isso “a generosidade dos apoiantes, como o Congresso dos Ucranianos do Canadá é crítico para o salvamento das crianças”, disse Morley.
O presidente do Congresso dos Ucranianos do Canadá (UCC), Pavlo Hrod, explicou que os ucranianos sabem ao próprio exemplo o que significam as terríveis consequências da fome. Recordamos que na semana de 21 à 27 de Novembro, no Canadá decorreu “A semana canadense da compreensão do Holodomor”, com as actividades solenes em diversas localidades, que homenagearam a memória das vítimas do genocídio ucraniano.
As organizações da comunidade ucraniana conseguiram reunir os 110.000 dólares no âmbito do programa federal canadense: “Por cada dólar ofertado – mais um dólar doado pelo governo do Canadá”.
Fonte:
http://www.cdvr.org.ua/node/1274

Sem comentários: