terça-feira, janeiro 31, 2012

Pirataria como tragédia nacional


Hoje o Ministério do Interior da Ucrânia fechou a página Ex.ua, o maior serviço ucraniano de arquivamento e trocas gratuitas da informação (produções áudio e vídeo), sem (por vezes) o consentimento dos seus proprietários legais.
A reacção do público na sua maioria é extremamente negativa, desde “c@ralho, é DE MAIS! Bufos, vocês irão arder no INFERNO!” até “Temos que criar o partido pirata!”, “O regime vai cair!
Nota-se que as pessoas ficaram mais indignados com o fecho da página pirata, do que com a prisão da Yúlia Tymoshenko ou outros opositores ao actual regime da Ucrânia.
Os cínicos dizem que Ex.ua foi fechado ou porque os seus proprietários perderam a “protecção” da polícia / dos bandidos, ou “falharam” o dia do pagamento. Uma visão alternativa considera que o fecho dos piratas é a acção directa das corporações multinacionais que querem vender os seus produtos na Ucrânia legalmente, em vez de vê-los descarregados da Internet gratuitamente.
A página Comments.ua informa, que em resposta do fecho do sítio Ex.ua, os hackers ucranianos iniciaram uma DDOS ataque contra a página oficial do Ministério do Interior da Ucrânia.
Um dos co-proprietários da Ex.ua é Valeriy Vavilov (31), nascido na Letónia, tem a formação superior em física biológica. Em conjunto com Yuri Piskov lançaram o servidor Ex.ua em 2009. Ontem página teve cerca de 6 milhões de usuários, por dia o portal era visitado por cerca de 8.000 pessoas.
Blogueiro
Mark Zuckerberg teve (apropriou-se?) de uma ideia inovadora e hoje é bilionário, Vavilov & Piskov amanha facilmente poderão se tornar arguidos, oxalá que não sejam...

4 comentários:

Anónimo disse...

Po favor, analise esses mapas e vc verá como faz sentido meu último post:

os salários são melhores na parte mais russificada:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/77/Ukrainian_salary_map.png/800px-Ukrainian_salary_map.png

Os ucranianos propriamente ditos vivem nas áreas vermelho e rosa do mapa:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/aa/Ethnolingusitic_map_of_ukraine.png/800px-Ethnolingusitic_map_of_ukraine.png

ou nas partes amarelas mais escuras como neste segundo mapa aqui:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/56/Ukraine_census_2001_Ukrainians.svg/605px-Ukraine_census_2001_Ukrainians.svg.png

Se vc comparar com o mapa linguístico do país, verá que são as rigiões onde se fala pedrominantemente ucraniano (amarelo escuro):

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f4/Ukraine_cencus_2001_Ukrainian.svg/620px-Ukraine_cencus_2001_Ukrainian.svg.png

É o que eu disse, a região Leste do país as pessoas se sentem russas. Difícil haver participação da Ucrânia na UE com o censentimento dessas pessoa. O risco de uma secessão é muito grande. O que vc tem a dizer sobre isso?

Jest nas Wielu disse...

Estimado, Anónimo,

Uma grande parcela da população da Galiza Ucraniana vive e trabalha na Europa Ocidental, dai os seus rendimentos não podem ser medidos na Ucrânia. Parcialmente, o nível dos ganhos pode ser medido pelos valores que os ucranianos rezidentes na Ucrânia recebem via Western Union (outras empresas do género) do estrangeiro, estes valores rondam cerca de 5 biliões de USD por ano...

Em geral, como já tinha dito antes, ucranianos vão entrar na UE à título individual, quem quizer será europeu e quem não quizer fará a parte do “mundo russo”.

Anónimo disse...

Ainda sobre esse assunto e tb sobre o seu presidente, ele fez um discurso no parlamento em que disso que o caminho da Ucrânia é a UE. O que vc acha disso? Blefe? Ele vai ficar fazendo esse joguete de nao ficar nem na UE nem na Uniao Asiatica?

Jest nas Wielu disse...

Vários presidentes ucranianos (Kravchuk, Kuchma) começavam o seu mandato, vistos (da janela moscovita) como “pró-russos” e terminaram como “nacionalistas”. Como disse recentemente Dmytro Korchynskiy: “Yanukovych brevemente será apelidado pelo Putin como nacionalista”. A ver vamos…

Vários políticos ucranianos sempre tiveram a vontade tremenda de “sentar com o mesmo rabo nas duas cadeiras”, geralmente isso não dá em coisa boa.

Questão de bonito ou feio é sempre relativo. Sim, ucranianos são mais europeus (embora na beleza feminina são notáveis traços turcos por causa da proximidade e dos roubos das mulheres turcas pelos cossacos ucranianos). Já a Sibéria é um território conquistado aos povos indígenas e dai os fortes traços asiáticos no povo russo.

A miscigenação começou muito antes de Stalin e continua nos dias de hoje, claro que genocídios e deportações de povos perpetuados pelo comunismo contribuíram para este processo.

Na Ucrânia vivem os tártaros da Criméia e na região de Donetsk também existe uma importante comunidade tártara (Rinat Akhmetov é um deles). No entanto não são muitos e geralmente optam por casamentos dentro da sua própria etnia para auto-preservarem-se.

Sobre questão nórdica não sei
grande coisa, daí prefiro não especular.