quinta-feira, dezembro 08, 2011

O Bolo de Kyiv faz 55 anos


O famoso Bolo de Kyiv, o doce mais popular em toda a URSS foi inventado em 6 de Janeiro de 1956 na Fábrica de Confeitaria Karl Marx de Kyiv (fundada em 1874 e hoje pertencente à corporação multinacional ucraniana Roshen). 

Muito rapidamente o bolo se tornou o símbolo de Kyiv, as caixas redondas de papelão em que o produto era vendido, tinham como adornos desenhados as folhas da castanha, o símbolo informal de Kyiv. O bolo possui duas camadas de merengue e arejado com avelãs, glacê de chocolate e um enchimento do creme amanteigado. 

A lenda popular reza que o bolo foi inventado por acaso, embora oficialmente se considera que este é um produto de uma pesquisa prolongada dos confeiteiros ucranianos. Nos anos 1980 – 1990 o bolo era usado como oferta aos médicos e os burocratas em jeito de agradecimento. Geralmente o seu peso varia entre 0,5 kg à 1 kg; o prazo de validade é de 48 horas. 

Um dos grandes apreciadores do bolo foi Leonid Brezhnev, no seu 70° aniversário ele recebeu o bolo formado por 70 peças, de três camadas e peso de 5 kg, escreve a página ucraniana VV.intv.ua. 

Obrigado à Galya Plachynda!

1 comentário:

daniel pena disse...

Este blog sigue manteniendo una clidad superior.
Gracias.
Abrazo fraterno, desde Argentina