quinta-feira, dezembro 15, 2011

7° aniversário do nosso blogue


No dia 15 de Dezembro este blogue completa 7 anos da sua existência. 

Criado na auge da Revolução Laranja, o blogue desde sempre encarava como a sua missão a difusão da imagem da Ucrânia no mundo falante de português. A sua imagem de marca é a divulgação de notícias apenas honestas e credíveis. Nenhuma notícia por mais atraente que seja, mas cuja autenticidade nos parecia duvidosa, jamais foi ou será publicada no blogue. 

No início, ficávamos contentes com 100 visitas semanais; 7 anos e 1445 artigos depois, estamos descontentes quando temos menos de 100 visitas diárias (e já chegamos a ter quase 400). Neste momento, o grosso modo dos nossos leitores vive no Brasil, o que é perfeitamente natural, pois o país abriga o maior número dos ucranianos e seus descendentes entre todos os países lusófonos. Se em Portugal em 2010 viviam cerca de 60.000 ucranianos, quase na totalidade pertencentes à recente onda da emigração económica, no Brasil vivem mais de 500.000 ucraniano – brasileiros, na sua maioria descendentes dos emigrantes do fim do século XIX. Também contamos com os leitores assíduos, provenientes de Moçambique e Angola, países africanos com a presença ucraniana reduzida, mas bastante importante nos últimos 35 anos.  

Não vamos repetir sobre os feitios do passado, sobre estes pode-se ler AQUI.  

Contamos com a continuação da vossa presença nos próximos anos, esperando que no futuro próximo Ucrânia se torne mais europeia, mais livre e menos dependente dos traumas do seu passado colonial.

3 comentários:

Anónimo disse...

10 coisas pra se fazem em Lviv:

http://englishrussia.com/2011/12/15/top-10-things-to-do-in-lvov/#more-83215

Anónimo disse...

Kiyv à noite:

http://englishrussia.com/2011/12/16/views-of-kiev-at-night/#more-83314

Anónimo disse...

Parabéns! Um abração!