terça-feira, agosto 23, 2011

Recordar vítimas do comunismo e nazismo


O dia 23 de Agosto é o Dia Europeu da Memória das vítimas do comunismo, o nacional-socialismo e outras ideologias totalitárias. Este dia é celebrado na União Europeia desde 2009, assim como nos EUA, Canadá e América Latina (ver mais).  

No dia 23 do Agosto também será recordado o 72º aniversário da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop, acordo secreto entre a Alemanha nazi e a URSS comunista, que dividiu a Europa entre duas potências totalitárias. 

A crónica alemã datada de 27 de Setembro de 1939 mostra as imagens da ocupação da Polónia; o filme retrata a parada militar conjunta nazi & soviética. Acho que não é preciso recordar que os inimigos não fazem as paradas conjuntas... 

Ver no YouTube:
 

Aconselhamos visitar o Museu memorial “Território do Terror” (Cadeia de Transferência №25 / Guetto de Lviv), cidade de Lviv, Ucrânia:

Também aconselhamos assistir o filme documental “The Soviet Story, realizado pelo director letão Edvīns Šnore. O autor demorou mais de dez anos na pesquisa dos arquivos, as filmagens tiveram lugar na Rússia, Ucrânia, Letónia, Alemanha, França e Bélgica. Em 2008 o filme ganhou o prémio Mass Impact Award no Festival de Cinema de Bóston (EUA).

O filme, dividido em 9 partes pode ser visto no YouTube (legendado em português):

Sem comentários: