segunda-feira, agosto 22, 2011

Filme Banderivtsi versão integral


O filme é dedicado à luta de libertação nacional no Oeste da Ucrânia nos anos 1918 – 1950, o enredo se baseia na história da vida do Antin Horbach, um dos comandantes regionais do Exército Insurgente Ucraniano (UPA).

As filmagens decorreram nas cidades de Ucrânia Ocidental, nomeadamente em Lopatyn na região Lviv e na prisão em Komarno em Horodochchyna. O filme recebeu o apoio da União Ucraniana Svoboda (Lviv) e da Sociedade de busca das vítimas da guerra “Memória”.

Além da história do UPA, o filme também aborda os eventos associados à proclamação da República Popular da Ucrânia Ocidental (ZUNR), Holodomor de 1932-1933, crição da Divisão Ucraniana “Galiza”. No filme participaram cerca de 60 actores ucranianos não profissionais, membros da União Svoboda e da Sociedade “Memória”. O papel do Antin Horbach foi interpretado pelo seu neto, Lyubomyr Horbach (realizador do filme e presidente da Sociedade “Memória”). Os cineastas filmaram o depoimento de sua esposa Maria, ela lembra-se do último adeus do marido no Verão de 1945, quando Antin disse profeticamente, que “a morte andava atrás dele.” Em breve, Antin morreu em combate contra as topas do NKVD. Os ocupantes pretendiam manter o seu corpo em frente da administração da aldeia, a fim de assustar as pessoas, mas UPA consegui recuperar o corpo de seu comandante e ele foi sepultado de maneira digna.

Na vila de Lopatyn as filmagens decorreram junto aos três poços, onde depois da II Guerra Mundial os carrascos do NKVD atiravam os corpos dos insurgentes ucranianos. Em um desses poços, com 30 metros de profundidade, foram descobertos os restos mortais de 49 combatentes do UPA. Filme “Banderivtsi” usa os documentos pouco conhecidos da II Guerra Mundial, relatos de testemunhas, crónica documenal e fotos antigas, escreve no seu comunicado a União Svoboda de Lviv

Ver a versão integral do filme (1.03'41'') no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=YB5clCHXYbc&NR=1


Sem comentários: