sábado, julho 16, 2011

História do alfabeto latino ucraniano


Pergunta um leitor anónimo se é verdade que o idioma ucraniano foi originalmente escrito em alfabeto latino?
A língua ucraniana foi escrita em alfabeto latino desde os séculos XVI – XVII, em forma de Latynka, similar às formas usadas pelo checo e polaco (polonês). No século XIX, o padre Josyp Ivanovyč Łozynski, de Lviv, na sua publicação Ruskoje wesile (Casamento ucraniano) de 1835 tentou revitalizar esse uso.

Durante o domínio do Império Austro-Húngaro houve nova tentativa de ocidentalizar a língua ucraniana pelo uso do alfabeto latino, em projeto do político checo Konstantin Jircek. Nova tentativa nesse sentido de usar o Latynka foi feita em 1927 na conferência de Kharkiv pelos linguístas M. Johansen, B. Tkačenko e M. Nakonečnyj. Porém, a União Soviética se opôs a essa iniciativa.
O Latynka apresenta o alfabeto latino sem o Q e sem o X. Muitas das demais 24 letras do latino tradicional apresentam diacríticos, o que leva a um total de 37 caracteres diversos.

***
Você acha que existe alguma possibilidade do alfabeto latino voltar a ser adotado pela Ucrânia? Você é contra ou a favor? Há, atualmente, alguma tentativa nesse sentido?

Blogueiro
A possibilidade existe sempre, não sei até que ponto essa possibilidade é crível. Provavelmente seria à favor, pois Latynka aproximaria Ucrânia ao Ocidente. Hoje existem várias tentativas de ordenar o uso de Latynka, por exemplo da autoria do Maxym Lagoda, (veja também blog do Maxym) ou as regras da escrita (PDF, 146 páginas, editora Clássica, 2000).

Sem comentários: