sábado, abril 23, 2011

O significado de Chornobyl

A ex-Primeira Ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko partilha a sua visão da catástrofe do Chornobyl. Vinte e cinco anos depois, o desastre de Chornobyl tem mais a ver com o sigilo em detrimento da segurança nuclear, argumenta Timoshenko.


Tudo começou como um dia de primavera cinzento e lamacento, como tantos outros na minha terra natal. E terminou em pavor e luto.
É claro que nenhum de nós sabia o exato momento em que a catástrofe atingiu Chornobyl, há 25 anos. Naquela época, vivíamos sob um regime que negava as pessoas comuns qualquer direito de conhecer os factos e os acontecimentos.


Assim, fomos mantidos no escuro sobre o vazamento de radiação do reactor acidentado do Chornobyl, que soprava nos ventos sobre a Norte da Europa.


Mas o facto mais bizarro sobre o desastre de Chornobyl, agora sabemos, é que Mikhail Gorbachev, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, também foi mantido no escuro sobre a magnitude do desastre.
Na verdade, pode ser isso mesmo que no fim condenou o sistema velho de ir para o caixote do lixo da história, apenas cinco anos mais tarde.
Nenhum regime construído sobre o auto-engano ilimitado é capaz de reter um pingo de legitimidade uma vez que a escala dos seus auto-enganos fica exposta.
Porque apenas fragmentos de informações confiáveis chegavam naquele momento aos ucranianos comuns, minhas lembranças de Chornobyl são necessariamente incompletas.


Lembro-me agora apenas dos primeiros sussurros silenciados com medo do desastre, vindos de um amigo da família. Lembro-me do medo abjecto que eu sentia por minha filha. Uma torrente de boatos virtuais e histéricos, além das histórias inacreditáveis sobre o desastre veio logo em seguida.



Todas essas lembranças, naturalmente, permanecerão gravadas para sempre. Mas, mesmo 25 anos depois, eu acho difícil conectar o que eu realmente sei sobre desastre com aquilo que eu vinha a conhecer sobre este.


Ler o texto integral em inglês:


Sem comentários: