terça-feira, abril 12, 2011

Ciclo de filmes com temática ucraniana



O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Porto Alegre – Brasil), desenvolve, desde o mês de Março, projecto cultural abordando a temática ucraniana, em homenagem aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil.


No sábado passado, dia nove de abril, no Auditório Barbosa Lessa, foram exibidos os filmes que abordam a temática ucraniana, da autoria do cineasta Guto Pasko, que esteve presente para dialogar sobre o assunto com os participantes do evento.


Destaque para o longa metragem intitulado Ivan – De Volta Para o Passado, que vem sendo produzido desde agosto de 2010 e ainda não foi finalizado. No sábado, foram exibidas imagens e o making off pela primeira vez do longa que conta a vida do imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial. A ideia do filme foi levar à Ucrânia Iván Boiko, hoje com 91 anos, para reencontrar parentes que nunca haviam saído da terra natal. Boiko foi expatriado para a Alemanha nazista em 1942. Depois de ver Made in Ucrânia – longa que será exibido também no CCCEV -, confiou ao cineasta os seus diários, lavrados em letra miúda em pequenos cadernos de espiral, que foram fundamentais para o roteiro.


Iván – De Volta para o Passado vai contar tudo isso a partir de quatro eixos narrativos: a memória/história de Iván Boiko; a viagem à Ucrânia; o instrumento musical bandura; e uma apresentação especial da Capela de Banduristas Fialka, de Curitiba.


Bastante apreciado no sul do país, o longa Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná, relata a história ucraniana desde a chegada dos primeiros imigrantes no interior do Paraná. A saga aduz a dificuldade econômica, a dominação política, a esperança, os sonhos e as batalhas enfrentadas por um povo marcado pela luta em defesa de sua independência. Salienta também o cotidiano dos descendentes, os quais mantêm vivas as tradições e costumes como a lingua, o folclore, a religiosidade, o artesanato e a arquitetura – elementos que foram preservados e influenciaram diretamente a formação da cultura paranaense.


Sobre outras curtas-metragens que serão exibidos:


Quem tem medo de Popoyoski?


Uma história para celebrar a inocência e a fantasia das crianças. O diretor conta que inspirou-se nas experiências de infância em Prudentópolis para a construção do curta, com dez minutos de duração. O personagem Popoyoski surgiu de uma analogia feita em cima do folclórico personagem Bicho-Papão. “No caso de Marko, uma criança criada na tradição ucraniana, o Bicho-Papão tem nome: Popoyoski. E segundo sua mãe, é um velho assustador que vive perambulando pela floresta, para seqüestrar as crianças desobedientes e que não rezam”, explica o cineasta.


Casamento de Dalila


O curta lançado em 2009, é dirigido por Andréia Kaláboa e tem dez minutos de duração. Aborda conflitos étnicos entre ucranianos e poloneses em Prudentópolis (PR), cidade natal de Pasko, que actua como actor no filme.

Sem comentários: