terça-feira, março 15, 2011

Yulia Smaga: a voz mágica da Ucrânia

A ucraniana Yulia Smaga recebeu a proposta de participar no concurso televisivo Quiero Cantar quando tinha 14 anos. Em 2010 foram escolhidos 25 jovens talentos que tinham que passar pelos vários castings demonstrando o seu valor.


Por: Ekaterina Kamenska e Мyroslava Bzikadze (KP na Ucrania)

O show durou dois meses, a ucraniana chegou até o final onde foi escolhida como uma das cinco melhores participantes. Os telespectadores votaram nela como a melhor cantora do concurso!

No seu repertório Yulia Smaga têm mais de 100 canções em diferentes línguas. Aos 10 anos de idade a jovem gravou o seu primeiro CD em espanhol e ucraniano.

Música é a minha vida, — diz Yulia. – Eu canto em ucraniano na TV e rádio da Espanha, quero que o meu canto seja ouvido e apreciado em todo o Mundo.

A jovem cantora tem uma vida artística bem preenchida; além da Ucrânia e Espanha Yulia já subiu os palcos da Bulgária, Macedónia e Roménia. Neste momento ela, juntamente com o coro juvenil participa na maior encenação da opera “Carmen” ao nível europeu. No palco Yulia é a única estrangeira.

Yulia Smaga nasceu na cidade ucraniana de Sokal, na provincial de Lviv. Começou cantar profissionalmente aos quatro anos de idade. Aos cinco já cantava nas comemorações da Dia da Cidade. O talento está bem patente na sua família, a avo e a bisavó eram dançarinas e cantoras famosas na sua região.

A família Smaga emigrou para a Espanha à procura de uma vida melhor. Primeiro foi o pai, depois a mãe – Ângela e em 2002 a própria Yulia. Mas apesar do sucesso em Espanha, os seus vídeos musicais Yulia grava em Lviv.

O realizador ucraniano Oleh Zdrenyk é responsável pelos três vídeos da cantora. – Yulia diz que quer filmar apenas em Lviv e nos Cárpatos, pois aqui se sente em casa, — conta Oleh. Realizador conheceu Yulia quando ela tinha apenas 13 anos e já naquela altura ficou surpreendido pelo profissionalismo da jovem. – A sua capacidade de ficar bem na tela, talento artístico pode ser invejado mesmo pelos artistas profissionais, — explicou realizador.

Em Madrid Yulia graduou-se pela Escola de Arte Cénica e terminou o Conservatório. O programa de cinco anos foi terminado em quatro. Levou as lições de vocal com os professores espanhóis do canto da opera. Hoje, todo o dinheiro ganho pelos seus pais é gasto no desenvolvimento do talento da filha, que é conhecida na Espanha como “a voz mágica da Ucrânia”. Recentemente, o canal televisivo TVE2 iniciou o ciclo de programas, chamado «Mi Pequeño Mundo», dedicado às crianças talentosas da Espanha. O primeiro programa contou a história da ucraniana Yulia Smaga.

Apreciar o talento da Yulia Smaga no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=4nqnnksGNrc

Sem comentários: