quarta-feira, janeiro 19, 2011

Os leitores escrevem…

Na velha imprensa soviética qualquer folha da província possuía a rubrica das cartas dos leitores. Os jornalistas chegavam a ter as metas pré – estabelecidas (a economia planificada até nisso metia os números), deveriam responder X cartas dos leitores por mês.

A rubrica das “cartas do povo” possuía os nomes tão variados como “Nós escrevem…” ou “Nós escrevemos e o poder local / o kolkhoz / a organização reagiu…”; geralmente os burocratas, principalmente da província, temiam os jornalistas, mais se estes vinham da capital e não ousavam a desafiar a imprensa, temendo as represálias do poder central.

Hoje gostaria de responder aqui às umas tantas perguntas do nosso estimado leitor brasileiro Lauro Daniel, que foram nós enviadas recentemente via blogue (são preservados o estilo e a pontuação da carta original):

Olá, eu li em alguma parte de que a Ucrânia está prestes a aderir a União Aduaneira entre Rússia, Belarus e o Cazaquistão. Qual a probabilidade disso acontecer na sua opinião?
Tudo depende da posição da União Europeia, se a UE não se importar muito, a adesão poderá acontecer, se UE se mostrar intransigente, então o projecto não vai para frente. Os capitalistas ucranianos que apoiam o Governo do Partido das Regiões cobiçam os mercados europeus.

Creio que isso significaria uma separação definitiva do país em relação ao Ocidente.
Nada nesta vida é definitivo. Nem o 3° Reich o foi, nem o 3° Roma será…

O que o ucranianos do ocidente pensariam disso?
Não são favoráveis à essa possibilidade, creio eu.

Sabe, me parece que uma parcela significativa da população ucraniana é pró-rússia mesmo que sejam de ucranianos natos, acho que o Leste do país é totalmente pró-rússia, estou enganado?
A propaganda anti-ucraniana exagera bastante os sentimentos pró – russos dos cidadãos ucranianos residentes no Leste do país.

Assim fica difícil a Ucrânia um dia aderir a UE e a Nato.
À UE nem tanto, à NATO será bastante difícil, sim.

Mesmo pq existe a chantagem da Rússia usando o preço do gás e tb, como o país tem muita minoria russa étnica, há o perigo de invasão como aconteceu na Geórgia.
Creio que não, no caso ucraniano o Kremlin usou (e com relativo sucesso) os meios pacíficos: propaganda nas media; chantagem na base do preço do gás, etc.

A península da Criméia, por exemplo, tem tendências separatista além de um Oblast com fronteira com a Rússia, não é isso?
Existem várias províncias (oblast) da Ucrânia que fazem a fronteira com Rússia, mas o separatismo regional só foi fomentado pelo pessoal do Partido das Regiões quanto isso lhes convinha. Após a consolidação do seu poder em Kyiv, o tema do separatismo foi posto do lado.

Pelo visto será difícil a Rússia não influenciar essa área pelos próximos anos. Acho que o que torna esses países da antiga URSS tão próximos, além da extinta união, é o caráter de paneslavismo por trás da política externa desses países.
O pan – eslavismo é um mito, no fundo, a própria Rússia é mais tártara, mais asiática do que eslava.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pra mim a Rússia é, de um ponto de vista estritamente cultural e nao geográfico, um país asiático. Só na época de Pedro O Grande a Rússia experimentou um processo de europeizacao da sua sociedade, o que trouxe grandes avancos pois foi nessa época que surge grandes genios russos na literatura, música e etc... Acho que a Ucrania deveria ser um país ocidental, pegar o exemplo de seus vizinhos do Báltico, tb ex-URSS, e se tornar um país do Ociente. Mas o quanto será que a própria populacao ucraniana estará disposta a esse processo?