sexta-feira, dezembro 31, 2010

Estaline que perdeu a cabeça

O monumento de José Estaline na cidade ucraniana de Zaporizhia literalmente perdeu a cabeça. A responsabilidade foi clamada pela unidade anónima móvel da União Ucraniana Tryzub “Stepan Bandera”.

Na sua página da Internet, a organização informa que no dia 28 de Dezembro os seus militantes destruíram “o monumento do carrasco do povo ucraniano e do terrorista internacional José Dzhugashvili – Estaline.”

Escolhendo a táctica de negação, os comunistas desmentiram o sucedido, embora também se recusam destapar o monumento, que neste momento está coberto por um pano. – Os malandros atiraram uma garrafa, não façam a tempestade no copo de água. Tudo está em norma, – rogou o vice – secretário provincial do PCU Oleksander Zubchevski. O PCU também já informou que pretende recuperar o monumento, o único erguido na Ucrânia desde a morte do ditador comunista em 1953.

O Centro de Imprensa do Ministério do Interior da província de Zaporizhia confirmou o facto da corte da cabeça do Estaline por “um grupo de desconhecidos”. O caso é investigado pela unidade operativa da polícia. Os patriotas da Ucrânia são … procurados pela polícia ucraniana (fonte).

Não se deve esquecer que em 2009 a Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa (OSCE), comparou oficialmente o comunismo ao fascismo. Além disso, na Ucrânia continua em vigor o Decreto do Presidente Victor Yushchenko que proíbe a construção de monumentos do totalitarismo, recorda o chefe provincial do partido VO Svoboda, Vitaliy Podlobnykov.

Sr. Podlobnykov e os representantes dos outros partidos centristas não excluem a possibilidade do que o caso poderá servir de pretexto para aumento da pressão sobre a oposição não comunista local.

“A maior atenção merece o facto do que o monumento do carrasco do povo ucraniano foi erguido praticamente no centro da Ucrânia. A Rússia do Putin não o fez, a Ucrânia de Yanukovich admitiu isso,” – disse o deputado do partido Batkivshyna Oleh Medvedev.

Fonte: serviço ucraniano da rádio “Liberdade”

Ver Estaline perder a cabeça (YouTube):
http://www.youtube.com/watch?v=RlmbIZfffNg


Blogueiro

Não sou adepto da “guerra dos monumentos”, pois sei que “olho por olho, todo o mundo fica cego”. Preferiria que o monumento comunista seja removido pela ordem judicial. Mas na ausência da sistema judicial robusto e na presença da considerável quinta coluna anti – ucraniana, a rapaziada que visitou Estaline com a rebarbadora eléctrica nas mãos merece todo o meu respeito e admiração.

Sem comentários: