segunda-feira, novembro 29, 2010

Rússia ataca os direitos dos ucranianos

O Tribunal Supremo da Rússia ordenou em 24 de Novembro corrente a liquidação compulsiva da Autonomia Nacional – Cultural dos Ucranianos (FNKAU) da Rússia, informa a agência Interfax.

O iniciador da proibição da organização cultural ucraniana é o Ministério da Justiça da Federação Russa, que formalmente acusa FNKAU de “cometer irregularidades nas actividades económicas”.

As actividades de Autonomia Ucraniana foram suspensas em Outubro de 2009, mas o seu Presidente, Valeriy Semenenko continuava a intervir na imprensa, participar na vida pública, organizar os eventos, dedicados à memória das vítimas do Holodomor.

Essas actividades incomodaram o Ministério da Justiça russo, que recorreu ao tribunal, exigindo a proibição da organização ucraniana. O Ministério também se serviu da queixa de N. Zhuravliov, activista da fundação nacionalista russa “Otechestvo” (Pátria), que acusava FNKAU de “engajamento em actividades políticas e propaganda positiva dos seguidores de Stepan Bandera”. Activista russo acusava os ucranianos de “descarregar apenas o negativismo sobre a Rússia”.

Em sua defesa, Valeriy Semenenko, explicou ao Tribunal, que as suas intervenções na imprensa, as participações em diferentes actividades, constituíam a iniciativa privada de um cidadão russo e não do Presidente da FNKAU. Valeriy Semenenko também afirmou que acredita que o Ministério da Justiça russo deseja proibir a sua organização por razões políticas.

O ataque estatal contra as organizações ucranianas na Rússia começou em 2009, quando o primeiro vice – presidente da União dos Ucranianos da Rússia (OUR), cidadão ucraniano Yuriy Kononenko foi impedido de entrar no território russo, onde reside a sua família. Os guardas – fronteira russos, o informaram que a sua entrada é proibida por instruções dadas pelos “órgãos competentes”, mas incógnitos.

Quer FNKAU, quer OUR funcionavam activamente na Rússia desde o início dos anos 2000. Ambas organizações ucranianas costumavam ser acusadas pela imprensa e circuitos xenófobos russos de fazerem propaganda de “valores nacionalistas” (ucranianos) e “glorificar” os heróis ucranianos como Ivan Mazepa ou Stepan Bandera.

Fonte

Página independente dos ucranianos da Rússia “Kobza”

Blogueiro

Não consigo imaginar por exemplo o Ministério da Justiça da República Portuguesa proibindo uma associação moçambicana por esta “glorificar” Eduardo Mondlane ou Samora Machel, nem encerrando uma associação brasileira por seus membros “glorificarem” o legado do Tiradentes

Sem comentários: