sexta-feira, novembro 26, 2010

Recordar as vítimas do Holodomor

O Comité Público de Homenagem a Memória das Vítimas do HolodomorGenocídio de 1932-1933, exorta os cidadãos a acender as velas no dia 27 de Novembro em memória de milhões assassinados pela fome.

Os membros do Comité exortam todas as pessoas de boa vontade, independentemente da sua nacionalidade, cidadania e religião, todos os que compartilham a dor e o sofrimento do povo ucraniano, acender uma vela no dia 27 de Novembro, às 16h00 em memória daqueles que foram vítimas da fome”, – informou o membro do Comité, Dr. Ivan Vasyunyk, citado pela agência de notícias UNIAN.

Representante do Comité, Yevhen Svestyuk explicou que não se pretende politizar a comemoração do Holodomor. “Acender a vela de memória, recordar nas igrejas aqueles que foram enterrados sem o direito à missa, não há necessidade de politizar o evento. Queremos despertar na sociedade o espírito da memória” – explicou ele.

Até hoje, o actual governo ucraniano não anunciou a sua posição oficial sobre a forma de como pretende homenagear as vítimas do Holodomor em 2010. “Esperamos ouvir a posição do governo sobre as iniciativas que o governo vai ou não vai adoptar em 27 de Novembro”, disse Ivan Vasyunyk.

Exactamente pela falta de uma posição clara das autoridades ucranianas, por iniciativa da sociedade civil foi criado o Comité Público de Homenagem a Memória das Vítimas do Holodomor – Genocídio de 1932-1933.

Fazem parte do Comité várias personalidades da sociedade civil ucraniana: Académico Ihor Yukhnovskyi; escritor e ex-dissidente Yevhen Svestyuk, ex-vice – primeiro-ministro Mykola Zhulynskiy, cantora lírica Nina Matviyenko, entre outros.

O Comité, também apelou a todas as igrejas e organizações religiosas da Ucrânia para sediar os eventos de oração e participação das cerimónias de luto, para recordar as vítimas do Holodomor. O Comité exortou os partidos políticos, ONGs e outras instituições da sociedade civil a não usar os símbolos partidários, mas apenas as bandeiras nacionais e as faixas de luto nacional durante a sua participação nas acções solenes em Kyiv, outras cidades ucranianas e da Diáspora, programadas para o dia 27 de Novembro de 2010.

Anualmente, no quarto sábado de Novembro, Ucrânia comemora o Dia da Memória do Holodomor e das repressões políticas, recorda UNIAN.

Bónus

A página dedicada ao Holodomor (na versão censurada) foi reinstalada no site oficial do presidente da Ucrânia (com a última actualização datada de 26 de Novembro de 2009).

Na noite da inauguração oficial do Victor Yanukovich como presidente ucraniano, a página do Holodomor foi retirada do site oficial. Em Abril de 2010, respondendo a pergunta dos deputados da Assembleia Parlamentar em Estrasburgo, Yanukovich afirmou que Holodomor não pode ser considerado como genocídio. “Eram consequências do regime totalitário de Stalin … Isso foi a tragédia, tragédia conjunta dos países que faziam parte da URSS”, cita UNIAN.

É de notar também, que a página do Holodomor só está presente nas versões ucraniana e russa do site oficial, já na versão inglesa é ausente qualquer menção do Holodomor.

Conferir a página oficail de Yanukovich

Sem comentários: