sexta-feira, novembro 26, 2010

PME’s contra o Código Tributário

Durante o quarto dia executivo, os representantes das PME’s ucranianas não arredam o pé da Praça de Independência em Kyiv, protestando contra a aprovação do novo Código Tributário.

A maior crítica feita pelas PMS’s ucranianas e pelos trabalhadores por conta de outrem, se prende ao facto do que o novo Código tributário “cortará” os seus parcos rendimentos em cerca de 50%. Na altura, em que o sacrifício deve ser de todos, os grandes grupos industriais e oligárquicas do país, usam o lobby do partido no poder, para escapar à qualquer exercício de “solidariedade social”.

Os grevistas continuam discursar desde o palco improvisado na praça central de Kyiv, tentam organizar a sua vida nas tendas (no dia 25 de Novembro, o termómetro mostrava 4°C na capital ucraniana). Os presentes gritaram a palavra de ordem “Veto!”, quanto a caravana presidencial de Victor Yanukovich passou pela avenida Khreshatyk, que cruza o centro da cidade.

Os representantes do poder e do empresariado já acordaram as cinco possíveis mudanças importantes no Código Tributário, na parte do pagamento simplificado dos impostos. Ao mesmo tempo os organizadores da acção afirmaram que nas negociações com o primeiro vice – primeiro – ministro Andriy Klyuev participa o grupo que não representa os interesses de toda a classe empresarial.

Fonte & Foto Mustafa Nayem

Blogueiro:

Ontem, os protestos ucranianos não foram demonstrados nem na RTPi, nem na CNN, nem na Aljazeera English... Não será porque a União Europeia sai a lucrar com o descontentamento dos ucranianos? A classe média é a faixa da sociedade mais atingida pelo novo código draconiano e a classe média é primeira a pensar em emigrar para os países da EU, onde apesar das dificuldades económicas, falta a mão-de-obra qualificada em vários sectores de economia.

Sem comentários: