quinta-feira, setembro 09, 2010

A sovietização total da secreta ucraniana

O historiador ucraniano Dr. Ruslan Zabiliy foi detido sob acusação de … “passar os documentos secretos para o Ocidente”! Se isso não é um autêntico 1937 estamos atravessar os piores anos do comunismo soviético.

Os seis (!) agentes do secreta ucraniana, SBU detiveram no dia 8 de Setembro o Director do Museu de Memória Nacional das Vítimas dos Regimes de Ocupação, historiador Ruslan Zabiliy, o acusando da posse de documentos “absolutamente secretos”.

Dr. Ruslan Zabiliy foi detido durante 14 horas, sem o seu consentimento os agentes apreenderam o seu computador portátil e dois discos rígidos externos, o acusando da posse de documentos “absolutamente secretos”. Durante a detenção, os agentes permitiram fazer apenas duas telefonemas, exigindo a entrega dos documentos e aconselhando “pensar na família”. Os funcionários da secreta também perguntaram o historiador a sua opinião sobre Holodomor, sobre a razão do seu interesse pela história do UPA, e aconselhavam “trabalhar como professor na escola”. O historiador também conta que os agentes o acusavam de ser a “fonte da passagem dos documentos secretos para o Ocidente”!

No entanto, outro arquivista ucraniano, o ex – Director do Museu do SBU, Volodymyr V'yatrovych explica que todos os documentos na posse de Ruslan Zabiliy eram do domínio público, referentes aos movimentos de libertação nacional ucraniano (OUN-UPA).

“O actual governo optou pela intimidação dos historiadores que estudam a história do UPA e dos movimentos de libertação nacional. Isso é um completo atropelo da Lei. Não existe nenhuma garantia de que em breve eles não vão visitar as casas dos historiadores, aprendendo os seus computadores pessoais. SBU começa brincar em ano 1937. Obviamente, nós denunciaremos esses factos e apelaremos à comunidade internacional” – informou Volodymyr V'yatrovych.

Fontes:
http://zik.com.ua/en/news/2010/09/09/244268
http://gloria-ma.livejournal.com/114506.html

Vídeo da conferência da imprensa no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=Q_ovFNRW5tE

O Museu – Memorial Cadeia na Lonckoho se situa no edifício da antiga cadeia do NKVD, que até 1991 era o centro de isolamento do KGB e depois do SBU…

Sem comentários: