quinta-feira, agosto 26, 2010

Ucrânia rural em 1960

Hoje gostaria de compartilhar convosco as belas fotos da Ucrânia rural dos anos 1960, tirados pelo médico veterinário ucraniano, Viktor Kovalyushko (1938 – 2000).

Apaixonado pela Ucrânia, Viktor Kovalyushko, era médico veterinário que durante cerca de 30 anos liderou o Departamento de luta contra a leucemia do Laboratório Central Estatal de Medicina Veterinária. Um dos maiores especialistas da ex-URSS em leucemia de gado bovino, Viktor Kovalyushko foi o autor de trabalhos científicos sobre a leucemia e outras doenças de animais domésticos, um dos pioneiros na implantação do sistema de prevenção e combate contra a leucemia bovina nas cooperativas agrícolas ucranianas.
.
Desde sempre foi um amante da fotografia. As fotografias aqui apresentadas foram tiradas durante o estágio profissional nos últimos anos dos seus estudos na Academia Agrícola da Ucrânia (onde foi graduado em 1963) e durante as missões de serviço nos anos iniciais de seu trabalho profissional.

Ucrânia dos anos 1960 em preto-e-branco:
http://olena-nekora.livejournal.com/93207.html
+ cidade de Sochi:
http://olena-nekora.livejournal.com/91314.html
++ animais, anos 1960 - 1970:
http://olena-nekora.livejournal.com/91452.html

p.s.

Verifico constantemente que o mito sobre a bonança económica na URSS ainda persiste nas cabeças dos muitos ocidentais em geral e dos europeus em particular. Hoje não vou maçar ninguém com a comparação de preços de alimentação / produtos duradouros (pois um ser humano não vive só de medicina gratuita). Mas as fotografias falam por si, ainda quarenta anos atrás a agricultura na Ucrânia soviética dependia de cavalo, apenas 20 anos atrás nas zonas rurais era difícil comprar um simples pão, as sardinhas enlatadas mais eram vistas como um luxo, todo tipo de charcutaria era possível comprar apenas nas cidades.
.
Bónus:

Grupo Okean Elzy, composição “Noites e Dias” do filme Birds of Paradise
http://www.youtube.com/watch?v=mJmEneL1nqE

Sem comentários: