segunda-feira, julho 05, 2010

FEMENistas apelam à Hillary Clinton

As activistas do Movimento Feminista Ucraniano FEMEN apresentaram a sua nova performance pública, dedicada à igualdade do género e à democracia.

A performance foi preparada para chamar a atenção máxima da imprensa, aproveitando a visita da Secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton a Ucrânia. As meninas, reunidas em uma das principais praças de Kyiv gritaram as palavras de ordem “Hillary, salva” e “Não há mulher forte, não há Ucrânia”. Além disso, as activistas do FEMEN seguravam os dísticos “Woman = democracy” e “Teach our President”.

No seu comunicado de imprensa FEMEN afirma que o novo poder na Ucrânia “prejudica os direitos de mulheres”, chamando a atenção para as constantes “afirmações sexistas do presidente (Yanukovich) e do primeiro – ministro (Mykola Azarov)”. FEMEN exorta Hillary Clinton “explicar ao Yanukovich que mulheres devem estar presentes na vida social e política”, o Movimento também pede que Hillary Clinton possa “dar uma lição da democracia ao Mykola Azarov: ensinando lhe os valores de igualdade do género”.

Foto: FEMEN / Yaroslav Debeliy
Vídeo no YouTube & Texto e Foto

p.s.
Uma das ideólogas do Movimento, Alexandra Shevchenko, foi recentemente vista na companhia do Nestor Shufrich, um dos ministros do Yanukovich. Tudo isso (e outras mil coisas), fazem crer que FEMEN é uma criação do novo poder ucraniano. O esquema que não será nada inédito na Ucrânia.

p.p. s.
Letónia: loiras contra a crise (texto + fotos)

Sem comentários: