quarta-feira, junho 09, 2010

Katyn e as trevas

A Polónia anunciou a detenção dos quatro soldados russos que pilharam o cartão de crédito pertencente ao Andrzej Przewoznik (dirigente do Conselho para a Conservação da Memória da Luta e do Martírio), falecido no acidente em Smolensk, roubando da sua conta o valor equivalente aos mais de 1900 USD.

Os quatro soldados do serviço extraordinário pertencem ao Circunscrição Militar de Moscovo e foram destacados para guarnecer o local do acidente. Os saqueadores confessaram o seu crime e neste momento estão colaborar com a investigação, escreve o blogue Humanrights_ru.

Os vossos corpos ainda mantinham o calor humano, as vossas imortais almas desorientadas, batiam as celestes asas, voando por entre as árvores partidas e os pássaros atormentados, quanto as patas sujas das criaturas abjectas iniciaram o saque.

Talvez alguém ainda estava vivo, talvez ainda, alguém podia ser salvo. Nunca saber iremos, porque os orcos já começaram com a pilhagem.

Existe fita que documenta os tiros feitos, os gritos e as conversas. Autor do filme, morreu rapidamente no hospital, falhou sistema, após um acidente na estrada, bastante longe do local do crime inicial. Ainda ontem considerava estes rumores completamente conspirativos, impossivelmente falsos, incompreensivelmente incapazes de acontecer.

Vejam o homem diziam todos, não é um monstro, embora foi criado, cresceu e trabalhou no comité dos monstros, mesmo, mesmo, no seu meio. Achei estranha aquela face torta, mas foi pensando, que se calhar, gostou apenas, mas não contribuiu, sonhou apenas, mas não ordenou. Agora as duvidas assolam me, será que mesmo, sonhou apenas, será que mesmo não ordenou? Nunca saber iremos, porque o nevoeiro, gás e neblina protegerão, por agora, as trevas da luz do sol.

Já amanha decerto testemunharemos um legião de vozes clamando imoralidade das verdades publicamente ditas, apenas uns canalhas (se calhar abandonados pelas parceiras, drogados, bêbados, corruptos), entre um povo bom, honesto, sofrido e trabalhador.

Pergunto eu, que tipo dos alicerces pobreza vai assolando aquele povo, aquela terra, aquela sociedade, que permite os impossíveis acontecer. Os impensáveis se realizar com tanta facilidade prática. Será que com naquela famosa fábula, nascida no maior cadeia do mundo, aqui apodreceu todo o sistema? Aqui preciso mudar sistema todo? Remover? Cortar sem piedade o cancro pela raiz?

Após aquilo que aconteceu recuso ouvir qualquer explicação por impossibilidade de fiar na tal. Apenas posso clamar, como clamou o senador da Antiga Roma, falando sobre os seus inimigos: Esta CaRFagena terá que ser destruída!!!

Para que os corpos, para que as almas, para que a gente puder sentir a paz. Criar a linha que separe a luz das trevas e nós garante com certeza absoluta que o diabo deles não entra por aqui.

Sem comentários: