sábado, abril 10, 2010

Segunda Katyn da Polónia

O primeiro presidente da Polónia pós – comunista, Lech Walesa chamou a tragédia que vitimou o Presidente polaco Lech Kaczyński e toda a sua comitiva de “segunda Katyn polaca” e “grande perda para a Polónia”.

Entrevistado pelo canal de TV polaca TVN24, Lech Walesa disse: “esta tragédia é a segunda após a Katyn, lá, nos tentaram arrancar a cabeça, agora também morreu a elite do país”.
Hoje de manha, na provincial russa de Smolensk, durante a aterragem nas condições de nevoeiro forte, caiu o avião presidencial polaco, um Tu-154, recentemente reparado na Rússia. Morreu o presidente polaco e toda a sua comitiva, que ia visitar a localidade de Katyn, onde em 1940, os serviços secretos soviéticos, barbaramente assassinaram (com uma bala na nuca), mais de 22 mil oficiais polacos.

É um local maldito, disse outro ex-presidente polaco, Aleksander Kwasniewski. “Primeiramente, a fina-flor da 2ª República polaca foi assassinada nas matas em redor de Smolensk, agora a elite intelectual da 3ª República morreu no acidente aéreo trágico nas proximidades do aeroporto (militar) de Smolensk.

De acordo com a Constituição polaca, o chefe da câmara baixa do parlamento, terá 14 dias para anunciar a data das novas eleições presidenciais, que devem ter lugar nos próximos 60 dias, até a data da sua realização ele desempenhará as funções do presidente interino da Polónia.

Além do Presidente da Polónia Lech Kaczyński e da Primeira Dama Maria Kaczyńska morreram no desastre os vice-presidentes do Parlamento KRZYSZTOF PUTRA, KRYSTYNA BOCHENEK e JERZY SZMAJDZIŃSKI, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança ALEKSANDER SZCZYGŁO, o chefe da Casa Civil do Presidente WŁADYSŁAW STASIAK, o vice – chefe da Casa Civil do Presidente PAWEŁ WYPYCH, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Andrzej Kremer e o chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia General Franciszek GĄGOR, o presidente do Banco Central Slawomir Skrzypek e uma dezena de deputados do parlamento polaco. No aparelho viajavam igualmente RYSZARD KACZOROWSKI, último Presidente da Polónia no exílio e o director do Instituto da Memória Nacional da Polónia, JANUSZ KURTYKA.

Fonte:
http://www.nytimes.com/2010/04/11/world/europe/11poland.html?hp

Luto nacional na Geórgia

Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili decretou o luto nacional para o dia 11 de Abril e condecorou Lech Kaczyński com o título do Herói da Polónia, ao título póstumo.

Mikheil Saakashvili chamou Lech Kaczyński “o amigo da Geórgia e uma pessoa que sempre defendia a Liberdade”. Como notou o presidente georgiano, a morte do Lech Kaczyński não é apenas a perda do povo polaco, mas de toda a Humanidade, pois “nesta época de materialismo, ele era um idealista e lutador por ideais mais altos”.

Fonte:
http://maidanua.org/static/news/2010/1270914870.html

Lista completa dos falecidos no desastre de Smolensk

Drodzy Polacy, Ukraińscy są razem z Wami!
Queridos, polacos, os ucranianos estão convosco!

A embaixada da Polónia em Kyiv hoje:
http://qermit.livejournal.com/46931.html

1 comentário:

Albert Lázaro-Tinaut disse...

Una dolorosísima noticia. Me uno al dolor del pueblo polaco.