terça-feira, abril 20, 2010

Poder ucraniano persegue jornalistas

O novo governo ucraniano, formado com os atropelos da Lei eleitoral na base do Partido de Regiões, aposta na perseguição de jornalistas, deteriorando os índices de Liberdade de Imprensa na Ucrânia, denuncia a organização Repórteres Sem Fronteiras.

A polícia de Kyiv intensificou a campanha de intimidação e assédio contra a jornalista e blogueira ucraniana Olena Bilozerska, em conexão com a sua reportagem sobre a manifestação em frente de loja de peles de animais no dia 18 de Fevereiro último, na qual foram atiradas algumas bombas de fumo e os ovos contra as montras daquela loja.
.
Durante a sua segunda interrogação, ocorrida no dia 13 de Abril por inspector da polícia, este foi acompanhado por um homem, que alegou ter sido um dos manifestantes. O inspector estava insistentemente incentivado o desconhecido a declarar que Olena Bilozerska tinha o conhecimento prévio da manifestação e, na verdade, era uma participante, e não uma testemunha. A polícia também fez as buscas nos domicílios da Olena Bilozerska e do fotógrafo Olexiy Furman da Agência de Notícias Fhotolenta, onde aprendeu os blocos de sistema dos seus computadores, câmaras fotográficas (sem os filmes dentro) e vários DVD.
.
Ler mais na página da organização Repórteres Sem Fronteiras:
http://en.rsf.org/ukraine-in-intimidating-move-police-03-04-2010,36946.html

Sem comentários: