quinta-feira, dezembro 10, 2009

A morte da URSS

No dia 8 de Dezembro de 1991, o primeiro – ministro da Belarus, Stanislau Shushkevich, o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk e o líder russo, Boris Yeltsin dissolveram a URSS.

O auto – proclamado (pois não foi eleito por nenhum sufrágio universal) presidente soviético, Mikhail Gorbachev, ultrapassado pela história, ficou para trás. Desde ai, ganha o seu pão dando as palestras no Ocidente, publicitando, ora a Pizza Hut, ora as malas Louis Vuitton.

Os dissidentes checos, diziam que é necessário “despedir-se da história com o rizo”. Por isso, hoje não vou vos maçar com as análises históricas, apenas vou recordar como era maravilhoso e despreocupante de viver no país “do socialismo triunfante”.

Eu próprio, choro compulsivamente, quando recordo como ficava na bicha, ainda puto pequeno, para comprar o açúcar, pois a mamã já ficou lá de vez dela. Como tudo era afectuoso: os putos pequenos ganhavam a valiosa experiência da vida, aprendiam na bicha os palavrões. Isso era um verdadeiro guia de marcha para a vida, não é como os ianques: nem as bichas, nem as cenas do tipo quem desde qual manha está na loja e quem é o inválido da guerra imperialista.

E sabem, como na bicha nós aquecia o pensamento, do que o nosso país foi o primeiro a mandar o homem para o espaço? E que os seus mísseis são os mísseis mais precisos e mais mísseis possíveis? Sabem como isso aquecia os nossos pés na bicha para comprar as botas checoslovacas?


Discussão completa e mais fotos:
http://community.livejournal.com/phophudia/586968.html?thread=3802072#t3802072

Sem comentários: