sexta-feira, dezembro 18, 2009

Ministro ucraniano visita Brasil

A delegação do Ministério da Cultura e Turismo da Ucrânia, encabeçada pelo Ministro Vasyl Vovkun, está de visita ao Brasil, participando nas comemorações da Comunidade Ucraniana.

No âmbito do seu programa, no dia 10 de Dezembro, durante a visita à União dos Cinematógrafos, o Ministro ucraniano conheceu a criação do documentarista ucraniano – brasileiro, Guto Pasco, o filme Made in Ucrânia, que representa a história e os presentes problemas da imigração ucraniana no Brasil. Foi acordado que os trabalhos de Guto Pasco e outros documentaristas seriam acessíveis ao público ucraniano.

No dia 11 de Dezembro de 2009 o Ministro deslocou-se ao Estado de Paraná, onde teve o encontro com os representantes dos operadores turísticos do Estado. Durante este encontro as partes discutiram os assuntos de intensificação do intercâmbio turístico entre os dois países, tomando em conta as condições criadas depois da assinatura dos acordos entre a Ucrânia e o Brasil sobre isenção parcial de vistos e sobre os serviços aéreos. As partes também acordaram organizar uma mostra que representará a Ucrânia durante Exposição Internacional de Turismo em Outubro de 2010 no Rio de Janeiro.

No mesmo dia 11, o Ministro ucraniano e o Embaixador da Ucrânia no Brasil Volodymyr Lákomov, visitaram o Museu Paranaense e o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, onde apreciaram os trabalhos do famoso pintor ucraniano – brasileiro Miguel Bakun. Durante as negociações foi acordada a organização em 2010 em Kyiv, Lviv e no Museu Ucraniano em Nova Iorque das exposições que representariam a criação do pintor. Além disso, o visitante ucraniano conheceu a pintura do Miguel Bakun no sótão da ex – residência do governador do estado – Castelo de “Betel”.

Vasyl Vovkun e Volodymyr Lákomov visitaram o Clube Ucraniano “Poltava”, que o Ministro presenteou com seis banduras e uma cobza.

A delegação ucraniana se deslocou para o Catedral Católico Ucraniano de São João Batista, onde se encontrou com o líder da Igreja Grego – Católica da América Latina, Bispo Jeremias Ferens e lhe entregou o ícone da Mão de Deus, feito pelos mestres da iconografia ucraniana.

O Ministro Vasyl Vovkun e o Embaixador Volodymyr Lákomov também participaram na inauguração do Monumento de Holodomor de 1932-33 no Memorial Ucraniano em Curitiba.

Ler mais:
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/news/detail/32201.htm
http://www.mfa.gov.ua/brazil/port/news/detail/32202.htm

N! B!
Na primeira foto: Dona Ana Niedzieluk, residente em Curitiba há mais de 60 anos, nasceu em 1920 na Ucrânia e emigrou para o Brasil em 1947. Ela é uma das testemunhas da fome de 1932, tendo sobrevivido também à II guerra mundial trabalhando na Alemanha no período de 1942-1945.

Sem comentários: