sexta-feira, dezembro 11, 2009

Mergulhadores de combate ucranianos

Os mergulhadores de combate fazem parte da elite da elite do qualquer exército & marinha de guerra do mundo. A informação sobre a unidade ucraniana é escassa, a própria unidade não pretende receber a publicidade indesejável, além disso, a informação sobre o assunto é monitorizada pelo SBU.

O 73° Centro das Operações Especiais Marítimas se baseia na província de Mykolaiv, na cidade de Ochakiv. O centro possui alguns vasos de guerra, ancorados no porto de Ochakiv. Os barcos, além de servirem de meio de transporte, também são usados como o local de treino, por exemplo, para as operações de libertação de navios dos piratas.

O centro foi criado cerca de 50 anos atrás, chamando-se inicialmente de 17ª Brigada de Operações Especiais da Frota de Mar Negro. Eles foram os primeiros na URSS, a saltarem de pára-quedas para a água com o equipamento de mergulho, saltavam de altitudes super – baixas sem os pára-quedas. Foram os primeiros a treinar a saída do submarino, através do compartimento de torpedos. Após o desaparecimento da URSS, a brigada foi uma das primeiras, a jurar a fidelidade a Ucrânia, no dia 10 de Abril de 1992. Ainda antes da divisão oficial da Frota do Mar Negro entre a Ucrânia e a Rússia. O principal impulsionador daquela decisão era o comandante da Brigada na altura, Anatoliy Karpenko.

O Centro de Operações de Ochakiv foi criado em 2004, antes disso, a Brigada se baseava na ilha artificial de Pershotravneviy, que se situa à uma distância de cerca de 5 km fora da cidade. Um dos exercícios habituais praticados no Centro é a viagem submarina entre a cidade e a ilha. O equipamento especial usado no centro, permite ao mergulhador ficar debaixo de água até 5 horas, movimentando-se com a velocidade média de 0,7 milhas por hora. Com ajuda dos rebocadores especiais, essa velocidade poderá ser aumentada para o dobro.

Neste momento, os membros da unidade usam o armamento soviético, APS, SPP, pistola Stechkin, várias modificações da pistola – metralhadora AK. Os atiradores usam a SVD, no entanto, brevemente, o Centro irá receber as armas do fabrico suíço. Nos últimos anos, o centro também recebeu o novo equipamento de mergulho do tipo “molhado’ e “seco”, além de novas lanchas rápidas.
Todos os membros da unidade são oficiais ou estão no exército por contracto, em média, a preparação do mergulhador de combate demora três anos. Os salários dos oficiais e os contratados infelizmente não são nada altos, mas eles não gostam de falar sobre as condições do serviço, dizem que “são dificuldades momentâneas, que serão ultrapassadas”.

Todos os anos, a unidade participa nos exercícios militares no estrangeiro, em 2009 estes exercícios decorreram na Croácia. Cerca de ⅓ do pessoal da unidade domina o inglês ou francês, muitos têm a experiência de trabalhar em conjunto com as unidades homólogas da NATO. Os membros da unidade afirmam que conseguem ombrear com os americanos e italianos (os criadores das unidades do género). Garantem também, que poderiam superar as melhores unidades estrangeiras, caso tiver o equipamento moderno. A maior necessidade de momento está em sistemas modernos de visão nocturna e de comunicação. Também é bastante actual a necessidade de ter uma moderna e efectiva pistola – metralhadora.

As tropas especiais de mergulhadores também são chamados de “arma dos pobres”, pois a sua manutenção custa muito menos, do que a sustentação de uma frota naval. Mas a efectividade dos mergulhadores de combate pode ser muito superior. Os oficiais do Centro asseguram, que apenas uma única unidade sua, conseguirá em uma só operação liquidar o núcleo duro da frota do inimigo teórico. Dentro da base deste inimigo (10 – 12 navios).

Mas neste momento, o Centro se prepara para participar em uma operação internacional, nas águas de Somália. A preparação terminará em Abril. A unidade garante, que quando chegar até os piratas, estes serão simplesmente liquidados.

Texto e fotos do Oleksander Argat, para MIL.IN.UA
http://mil.in.ua/index.php/news/photoreports/1219-dum-spiro-spero.html

Obrigado ao cytadel & militarizm_ua

Sem comentários: