quarta-feira, dezembro 02, 2009

Lula na Ucrânia

O presidente brasileiro, Luiz Inácio “Lula” da Silva visitou hoje a Ucrânia, onde assinou o acordo sobre a eliminação de vistos e recebeu a ordem de Liberdade.

Os presidentes do Brasil e da Ucrânia, Lula da Silva e Viktor Yuschenko assinaram o acordo sobre a supressão de vistos de entrada entre os dois países. Além disso, foi assinado o acordo sobre a abertura de ligação aérea directa entre Kyiv e Brasília. A operação arrancará nos próximos 6 meses, com a frequência inicial de três voos por semana.

O Presidente ucraniano condecorou o Presidente do Brasil com a ordem de Liberdade (Decreto Presidencial 960/2009), pela “contribuição significativa no desenvolvimento da cooperação bilateral brasileira – ucraniana”.

Os dois presidentes também participaram no Fórum empresarial brasileiro – ucraniano (fabricação no Brasil a insulina usando as tecnologias ucranianas, aumento de capacidades brasileira de fabricar as fertilizantes químicas, a reconstrução do porto ucraniano de Odessa, para receber os minérios brasileiros, entre outros).

Lula da Silva e Viktor Yuschenko também prestaram a homenagem à memória das vítimas do Holodomor de 1932 – 1933. Os presidentes colocaram as velas simbólicas no Memorial das vítimas e visitaram o museu temático do Holodomor.

Fonte & vídeo:
http://korrespondent.net/video/ukraine/1023352
http://www.president.gov.ua/news/15927.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom que o Brasil está estreitando laços com esse belo e importante país.


e, claro, o reconhecimento do Holodomor é salutar para o desenvolvimento destas mesmas relações.