sábado, novembro 14, 2009

The Living: o filme sobre Holodomor

É muito difícil ver o filme The Living, muito difícil mesmo. Os sobreviventes ucranianos da Grande Fome (Holodomor), não acusam ninguém, não contam horrores, apenas pronunciam as frases curtas, cheias de desespero:

– Aqui ficou sepultada a metade da nossa aldeia…
– Seria melhor se a nossa geração não tinha nascido…
– Minha mãe, meu pai, minhas irmãs, todas se foram….


As pessoas humildes, que falam baixinho, não se batem no peito, não gritam que são vítimas, talvez é a parte mais forte do filme.

Eles estão vivos, embora os tentaram exterminar nos anos trinta, e desde então exterminavam gradualmente tudo o que eles representam: a cultura, a visão do mundo, a língua – o universo ucraniano inteiro. Eles não estão numerosos, mas eles serão ouvidos, nem que seja daqui a alguns anos. Pois representam uma coisa rara, o espírito inquebrável ucraniano.

O filme recebeu a medalha de prata no Festival Internacional de Cinema de Yerevan (Arménia); Grande Prémio Genebra – 2009 do Fórum internacional MEDIAS Norte – Sul em Genebra (Suíça); o prémio especial de Festival de Cinema Artístico de Batumi (Geórgia), será demonstrado no festival de Camerimage (Polónia, 28.11. – 05.12.2009) e 1001 (Turquia, Dezembro de 2009).

Ver a apresentação do filme no YouTube (subtítulos em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=oE_jDtePXhA

Fonte (blogue dedicado à problemática do Holodomor):
http://community.livejournal.com/holodomor_ua/13594.html

Visite em Portugal (17.11. – 17.12.2009) a exposição «O desconhecido Genocídio dos ucranianos»:
http://www.spilka.pt/images/news/centrcolt.pdf

Sem comentários: