terça-feira, outubro 06, 2009

Morreu primeiro cosmonauta ucraniano

Pavló Popovych, o primeiro ucraniano no espaço, nasceu na localidade de Uzyn, distrito de Bilotserkivskyi, província de Kyiv.

Por isso a sua morte no dia 29 de Setembro findo, foi mais uma perda terrível, entre outras, sucedidas neste ano. Foi com muita pena. O monumento – busto de Popovych na rua de Popovych em Uzyn foi montado desde sempre, nas arredores da escola primária №4, hoje já não existente.

O “tio Pavló”, o 4º cosmonauta soviético, 6ª pessoa em órbita, 8ª pessoa no espaço aberto (desde 1999 é eleito o Presidente da União dos Cosmonautas Ucranianos) e a personagem do abecedário escolar ucraniano, foi e nos cá ficamos. Adeus, o primeiro e parece que o último homem, que cantou a canção ucraniana em órbita.

Cidadão russo desde o fim da URSS, o activista da comunidade ucraniana na capital moscovita (presidente honorário da Sociedade de Cultura Ucraniana Slavutych), ele será sepultado em Moscovo. Obviamente é um erro, mas talvez a sua família preferiu assim…

Fonte:
http://ledilid.livejournal.com/434850.html

Bónus:
A Comissão Internacional de Investigação dos crimes contra a Humanidade de Estónia (criada onze anos atrás) editou a terceira parte dos seus conclusões chamada “A ocupação da Estónia pela União Soviética desde 1944” (em inglês, estónio e russo):
http://www.historycommission.ee/temp/index.htm

Sem comentários: