sábado, outubro 10, 2009

Genocídio da nação georgiana

No dia 30 de Setembro, foi concluído o inquérito internacional sobre as responsabilidades recíprocas na guerra entre a Geórgia e a Federação Russa em Agosto de 2008. O inquérito, conduzido pela diplomata suíça Heidi Tagliavini, chefe da Comissão Independente Internacional de Apuramento de Factos no Conflito na Geórgia (IIFFMCG – CEIIG), foi patrocinado pelo Conselho da União Europeia.

A imprensa e os dirigentes russos, apressaram-se a declarar que o inquérito culpabilizava a Geórgia. Mas na realidade o inquérito sugere que as FA da Geórgia começaram o bombardeamento da cidade de Tshinvali na noite de 7 de Agosto de 2008 (uma afirmação discutível), após anos de provocações perpetuadas pela Federação Russa.

Neste momento, os resultados de investigação, em forma de Relatório, foram apresentadas às partes do conflito, ao Conselho da União Europeia, à OSCE e à ONU.

O Relatório em forma de PDF poderá ser consultado aqui:
http://91.121.127.28/ceiig/Report.html

http://91.121.127.28/ceiig/pdf/IIFFMCG_Volume_I.pdf (Volume I, 43 páginas, 3,7 Mb)
http://91.121.127.28/ceiig/pdf/IIFFMCG_Volume_II.pdf (Volume II, 441 página, 31,2 Mb)
http://91.121.127.28/ceiig/pdf/IIFFMCG_Volume_III.pdf (Volume III, 638 páginas, 24,8 Mb)

Investir em Geórgia!
http://www.investingeorgia.org

Genocídio patrocinado pelo Moscovo

“No dia 27 de Setembro de 2009 assinalou-se em toda a Geórgia o 16º aniversário do ataque dos separatistas da Abecásia contra a capital regional. Apoiados pelos “irmãos” russos e pela escória de todo o Cáucaso, separatistas tomaram a cidade de Sukhumi, capital da república autónoma georgiana.

Pelo censo populacional de 1989 na Abecásia viviam 17,8% dos abecases, 45,7% georgianos, 14,6% arménios, 14,4% russos, alem de gregos, ucranianos, estónios. Nenhum referendo ou as eleições livres poderiam dar a vitória aos separatistas, por isso foi tomada a decisão estratégica em exterminar os georgianos. Pois se “não há o povo, não há o problema”. Quem conseguiu, refugiou-se… A guerra foi terrível, os vizinhos e familiares lutavam com muita garra. Mas mesmo agora, os abecases estão em minoria, eles são menos numerosos do que os georgianos do distrito Gali (mingrelianos) ou do que os arménios. E se não fosse o apoio moscovita ao regime nazista do Bagapsh, hoje não se poderia falar da “independência” desta parcelinha da Geórgia.

Eu acredito que os georgianos voltarão um dia a Abecásia, porque é a casa deles. E ao contrário dos invasores russos, eles vão entrar nas suas próprias moradias”.

Fonte:
http://vaxo.livejournal.com/360943.html

“Dia 27 de Setembro de 1993 é uma data, cuja avaliação nunca conseguirá reunir o consenso entre os georgianos e abecases. Conversando sobre os temas abstractos muitas das vezes conseguimos encontrar a base comum, e até avaliando a guerra, podemos encontrar os pontos em comum, mas nesta questão tudo fica muito diferente. Para cada georgiano e cada morador da Geórgia, este dia é uma data trágica, dia quando dezenas de milhar de moradores de Sukhumi, salvando a si próprios e as crianças, foram correr fora da cidade, às montanhas, procurando o caminho até a Geórgia Central, os que ficaram, foram na sua grande maioria assassinados, apenas porque eram georgianos….”

Fonte:
http://cyxymu.livejournal.com/576189.html

“1999, localidade de Kobuleti na Adjara. Quase todo o tempo das minhas férias escolares, não conseguia entrar na água. Sabem porque? Assisto as crónicas dos acontecimentos na Abecásia, e na água estão os cadáveres, dezenas, centenas de cadáveres. Quem sabe quem eles são? Sejam georgianos, sejam abecases… isso é o luto de alguém, as lágrimas de alguém, a tragédia de alguém…

Minha amiga é refugiada (georgiana) de Abecásia. Até agora ela não vai ao mar. Já mais de 15 anos. Nem consegue olhar para o mar. Receia que o coração não aguentará. Até o dia em que voltará à casa, não visitará o mar. Fez a promessa.

Vocês ainda querem ter as férias baratas na Abecásia?”

Fonte:
http://ekser.livejournal.com/51639.html
Bónus:
Conheça melhor as belezas da Geórgia, aproveite para visitar ou fazer negócios neste país! http://www.youtube.com/watch?v=HFCufmgPFiA

Um triste bónus:
A Comissão Internacional de Investigação dos crimes contra a Humanidade de Estónia (criada onze anos atrás) editou a terceira parte dos seus conclusões, chamada: “A ocupação da Estónia pela União Soviética desde 1944” (em inglês, estónio e russo):
http://www.historycommission.ee/temp/index.htm

Sem comentários: