terça-feira, setembro 29, 2009

Rosh Hashaná na Ucrânia

Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה, literalmente “cabeça do ano”) é o nome dado ao ano – novo no judaísmo. Pela tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.

Proponho contemplar as fotografias de celebração do Rosh Hashaná na Ucrânia, na cidade de Uman, no centro do judaísmo ucraniano.

Ver fotos:
http://eagle-x.livejournal.com/510734.html

p.s.
O activista dos direitos humanos russo e dissidente soviético, judeu Alexandr Podrabinek escreve “Carta aos Veteranos Soviéticos”, sobre o caso do café moscovita, “Café anti – soviético”, cujo nome os seus proprietários foram obrigados a mudar, sofrendo todo o tipo de coerção das estruturas municipais realmente “soviéticas”. Dá que pensar, desde 1988 a Rússia fez um círculo completo, do totalitarismo soviético, à democracia quase ocidental, voltando ao estado do costume, o autoritarismo fortemente estatal.

Ler a carta em russo:
http://podrabinek.livejournal.com/40401.html

p.p.s.
Neste momento Alexandr Podrabinek recebe as ameaças à sua integridade física por parte dos activistas do movimento totalitário “Nashi”. Os “nashistas” agridem o activista verbalmente nas páginas do seu blogue, ameaçando o visitar em casa, etc. “Nashismo.ru” em marcha, por assim dizer…

2 comentários:

almariada disse...

são judeus ucranianos?

Jest nas Wielu disse...

Alguns são ucranianos, outros turistas religiosos de todo o mundo (Israel, EU, EUA, países vizinhos, etc)