segunda-feira, agosto 24, 2009

Ucrânia comemora a Independência

Hoje, dia 24 de Agosto, a Ucrânia comemora a Independência da sua 2ª república, alcançada em 1991.

O Partido Popular da Ucrânia, decidiu comemorar a Independência, criando o billboard algo provocativo, que felicita os ucranianos “Pela Independência da Ucrânia”. Com as letras mais pequenos, anota que apenas “os moscovitas não comemoram”. Afirmação “politicamente incorrecta”, mas não deixa de ser real, de facto, apenas a 5ª coluna moscovita não irá comemorar a Independência nacional.

Ver o ensaio – geral da parada militar em Kyiv, em comemoração do Dia de Independência: http://www.youtube.com/watch?v=Mon0E1vyCeE
UPD: Muitas fotos da Olena Bilozerska:
http://bilozerska.livejournal.com/168188.html

Um destes dias recebi a frase interessante sobre um dos maiores problemas da Ucrânia e dos ucranianos de todos os tempos, que gostaria de compartilhar com os nossos leitores:

Hoje os ucranianos têm a falta de solidariedade. Qual é a razão? Acontece que o povo ucraniano pertence à idade de Ouro. O carácter ucraniano está programado para alcançar o ideal, por isso os ucranianos estão tão críticos em relação à tudo, que não corresponde a este ideal. No entanto, nos vivemos no tempo, quando o Mundo sobrevive a cruel idade de Ferro e o nosso povo se encontra em um estado difícil. Por isso é preciso mudar a psicologia, ou seja: nos temos que saudar qualquer actividade ucraniana, mesmo se essa actividade não é ideal. Cada ucraniano, que tenta reforçar, nem que seja um pouco, à si e a Ucrânia, já merece a aprovação e o apoio. A aprovação merece o simples facto, do que os ucranianos conseguiram sobreviver e preservar a sua auto – identidade étnica”.

Fonte:
http://sd.org.ua/news.php?id=16639

2 comentários:

dr.taras disse...

Viva Ucrania,Viva Independencia Ucraniana

almariada disse...

Parabéns à Ucrânia!