segunda-feira, julho 20, 2009

Comandante ucraniano do Normandie-Niémen

O esquadrão lendário francês Normandie-Niémen teve uma história fascinante. Foi formado em 1942 pela iniciativa das forças da França Livre do general Charles de Gaulle, sendo temporariamente dissolvido em 3 de julho de 2009.

O último comandante do esquadrão foi o tenente – coronel da Força Aérea francesa, o franco – ucraniano Fabien Kuzniak. Kuzniak, de 48 anos de idade, foi graduado em 1990 pela escola aérea em Salon-de-Provence. Começou o serviço militar na esquadra “Elsass”, desde 1994 é comandante da 2ª esquadra do esquadrão Normandie-Niémen. Em 2006 Kuzniak foi graduado pela Academia da Força Aérea francesa e em 2008 foi designado como o comandante do NN.
O coronel Fabien Kuzniak, comandante da Base Aérea 702, em 13 de janeiro de 2015, recebe o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da República Checa, general Petr Pavel. Bastidores de uma das bases nucleares francesas com forças convencionais. Foto P. Poulain - Força Aérea
Tenente – coronel Fabien Kuzniak combateu em Jugoslávia, Costa de Marfim, República Centro – Africana, Chade. Ele é cavalheiro da Legião de Honra, detentor da ordem militar “Pela Honra Militar”, outras medalhas.
O coronel Fabien Kuzniak (de azul) e general Petr Pavel (de boina cor-de-vinho). Foto P. Poulain - Força Aérea
O esquadrão foi brevemente desmantelado em junho de 2009 e reativado em 2011 como uma unidade Dassault Rafale, com reativação formal em 25 de junho de 2012 como Esquadrão de Caça 2/30 Normandie-Niémen.

Sem comentários: