quinta-feira, julho 16, 2009

Activista assassinada na Rússia

No dia 15 de Julho, às 8h00, junto ao seu apartamento em Grozny (Chechénia), foi raptada a jornalista e activista dos direitos humanos, colaboradora da sociedade “Memorial” chechena, Sra. Natália Estemirova.

Natália foi atacada por um grupo de desconhecidos, que usaram na fuga a viatura Lada-2107, ela apenas conseguiu gritar que está a ser raptada. O momento do rapto foi testemunhado pelos seus vizinhos.

Natália Estemirova era a última voz incómoda da Chechénia, ela era famosa pela sua crítica do poder local. Nomeadamente, as suas denúncias mais recentes eram sobre a onda de raptos que se iniciou após o decretado fim da “operação antiterrorista” na república. Desde o Janeiro de 2009 na Chechénia foram raptadas cerca de 50 activistas dos direitos humanos.

No mesmo dia, às 16h30 soube-se que Natália Estimirova foi assassinada, o seu corpo baleado foi encontrado nos arredores da aldeia Gazi – Yurt em Ingushétia.

Hoje, dia 16 de Julho no centro de Moscovo no Parque Novo – Pushkin (estação do metro “Pushkinskaya”) das 17h30 às 19h00 será realizado um piquete em memória da activista assassinada.

Natália Estemirova foi a primeira pessoa condecorada com o prémio Anna Politkovskaya (2007), ela também foi vencedora do Prémio do Parlamento da Suécia “Direito à Existência” (2004). Em 2005 foi condecorada pelo Parlamento Europeu com a medalha Robert Schumann.

Fonte:
http://www.eng.kavkaz-uzel.ru/articles/10645

Sem comentários: