domingo, junho 07, 2009

Estepes dos sonhadores em Veneza

A Ucrânia está presente no 53° Bienal de Veneza (Exposição Internacional da Arte), com o Pavilhão Ucraniano, chamado “As estepes dos sonhadores”, situado no Palazzo Papadopoli. O pavilhão, criado pelo artista ucraniano Illya Chichkan com a colaboração do japonês Mihara Yasuhiro e suporte financeiro do PinchukArtCentre, no dia da sua abertura, 4 de Julho, recebeu mais de 500 representantes do mundo das artes, críticos, jornalistas, donos de galerias e museus, estrelas do desporto e da música.

Entre os ilustres visitantes do pavilhão estavam um dos mais importantes criadores da moda Marc Jacobs, Embaixadora da Boa Vontade do Conselho da Europa Bianca Jagger, pintores Jeff Koons e Antony Gormley, a fundadora das galerias “White Cube” Jay Joplin. O pugilista ucraniano Vitaliy Klichko representava o seu irmão Volodymyr, que neste ano se tornou o curador do Pavilhão Ucraniano.

O Pavilhão Ucraniano abriu as suas portas com a actuação ao vivo do grupo musical de Kyiv DakhaBrakha, logo a noite Verka Serdyuchka cantou Lasha Tumbai, melodia que a tornou a pessoa non – grata na Rússia. Nos traseiros do Palazzo Papadopoli os visitantes podiam provar vários pratos da cozinha ucraniana, oferta tradicional do Pavilhão Ucraniano em Veneza.

Mas a novidade principal, é o próprio Pavilhão Ucraniano, que convidava os visitantes a se descalçar para entrar na atmosfera especial e inesquecível das estepes da Ucrânia.

O projecto “As estepes dos sonhadores” pretende alargar as fronteiras da arte, comunicação e colaboração. Pois a vida é parecida com um filme, mas inúmeras coisas que acontecem, enumeras formas da vida são “sol de pouca dura”, se mudam muito rapidamente. Coisas, acontecimentos, situações, pensamentos, emoções, vontades, ambições, medos e dramas – todos eles chegam, pretendem ser de suprema importância, mas antes que você saiba disso, todos eles desaparecem, se dissolvem na inexistência, da onde eles saíram. “As estepes dos sonhadores” dão a possibilidade aos visitantes de criar os seus próprios curtos filmes mentais. Como propõe o título do Bienal deste ano – “Criando os mundos” – o projecto “As estepes dos sonhadores” ajuda a todos de descobrir quem eles realmente são no mundo actual.

As quatro instalações enormes do Illya Chichkan e Mihara Yasuhiro compõem, quase como no pavilhão cinematográfico, a luz, som, performance, elementos da publicidade e o próprio Palazzo Papadopoli. Além disso, a mostra ucraniana é acrescida com dois grandes trabalhos cinéticos do Mihara Yasuhiro, que são criados na junção do movimento e do espaço. As instalações estão inseridas dentro do palácio e debaixo da ponte da Academia das Artes da Veneza.

Illya Chichkan (na foto no meio) nasceu em 1967 em Kyiv. É um dos mais importantes representantes do movimento artístico ucraniano “Nova Onda”, criado no início dos anos 90. O artista participou nas exposições individuais e em grupo, entre eles: Reflection, PinchukArtCentre (Kyiv, 2007); Manifesta 5, São – Sebastião (Espanha, 2004); Bienal Internacional de São – Paulo (Brasil, 1996). A página oficial: http://www.chichkan.com/

Mihara Yasuhiro nasceu em 1972 em Nagasaki (Japão). Ainda estudante começou criar os seus próprios modelos de sapatos. Abriu o seu primeiro boutique em 1998 році. Em 2001 criou a linha da roupa desportiva «PUMA by Miharayasuhiro”. Página oficial: http://www.sosu.co.jp/

A música original para o Pavilhão Ucraniano foi criada pelo japonês Fuyuki Yamakawa.

Fonte:
http://www.azh.com.ua/news4/print.php?id=1244200481&archive=

Bónus político

Para não esquecer que o dia 4 de Junho é o 20° aniversário do massacre estudantes na Praça Tiananmen em Pequim, na China, vejam este extraordinário Tango do Homem – Tanque e o partilha com os seus amigos:
http://www.youtube.com/watch?v=MziREAZ_WqA
http://www.forget2forget.com/here

Sem comentários: