domingo, maio 31, 2009

Caso Alexandra no show de Oprah Winfrey

Ana Cristina Pereira, a jornalista do “Público” escreve que o Juiz admite que os maus tratos a Alexandra não foram equacionados

Gouveia Barros, o relator do acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães, que decidiu entregar Alexandra Tsyklauri à mãe biológica, ficou “perturbado” ao ver Natália Zarubina dar palmadas na filha. Não se sente, porém, culpado: “Não estou arrependido porque julguei de acordo com o que era a minha consciência e com os factos constantes do processo”. O Conselho Superior de Magistratura vai averiguar se, ao falar, violou o dever de reserva.
O Tribunal de Barcelos dera como provado que, ao ser entregue a Florinda e a João Pinheiro, a miúda “apresentava sinais de desnutrição e de evidente negligência de cuidados ao nível da alimentação, higiene e saúde”. E que, antes de as visitas serem supervisionadas, “relatava episódios de agressividade física e verbal”.
“A criança já se queixava de algumas agressões físicas da mãe”, admitiu Gouveia Barros, mas tal não lhe pareceu motivo suficiente. A decisão da Relação assentou em dois factores: o relatório da Psiquiatria do Hospital de São Marcos (Braga) não dava Natália como alcoólica crónica; e as autoridades russas afiançaram que a família teria condições de dar uma vida normal à menina.
Mas o que não se percebe é como foi possível, o tribunal de Guimarães entregar os cuidados da menina, à uma pessoa desequilibrada de maneira como é a mãe biológica da Xanunha. Pois segundo o ponto an) do Acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães (processo número 864/08-2, Relator: GOUVEIA BARROS, Data do Acórdão: 24.04.2008), aconteceu o seguinte:

"Recentemente a progenitora, encontrando-se alcoolizada, foi encontrada em cima de um autocarro, tendo sido necessário solicitar a presença da PSP e o auxílio dos bombeiros e após ter sido retirada daquele local e se mostrar agressiva foi conduzida à Unidade de Psiquiatria do Hospital de S. Marcos, tendo sido transferida para a Casa de Saúde, na qual ficou internada, mas não aceitou manter o internamento e saiu contra parecer médico na manhã seguinte".
Caso da Alexandra “Xana” Tsyklauri na Internet

Já há uma petição internacional com mais de 20 mil assinaturas: http://www.gopetition.com/online/28077.html. Também é possível assinar a petição portuguesa: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N65. Existe um blogue português: http://xaninhanossa.blogspot.com/, um fórum: http://xaninha.forums-free.com/ com um chat concorrido: http://xaninha.forums-free.com/chat. Além disso, o caso já tem a página no Hi-5: http://xaninha-feliz.hi5.com/ e Facebook: http://apps.facebook.com/causes/289782/14321122?m=1cba23b2.

Entre as ideias mais debatidas nestas páginas, são as várias possibilidades de resgatar Alexandra Tsyklauri, incluindo uma ida ao programa de americana Oprah Winfrey.

Houve também a convocatória para uma Vigília no dia 05 de Junho em Braga, na Praça Conde de Agrolongo, às 20h00h, a Vigília é organizada pelos colegas de escola da Alexandra e respectivos familiares.

Escrever para a Oprah Winfrey, pedindo a sua ajuda no resgate da pequena Alaxandra:

Sem comentários: